Diego Ortiz
A Speed Triple foi a primeira motocicleta da Triumph a ter um três- cilindros em linha, motor que se tornou símbolo da marca inglesa, e uma das primeiras do mundo a adotar o visual street fighter, sem carenagem. Isso já seria suficiente para colocá-la na “sala de troféus” do universo das duas rodas. Ao somar a ciclística impecável e o grande poder tanto de aceleração quanto de frenagem, o modelo, que é tabelado a R$ 42.900, se transformou em objeto de desejo dos fãs da velocidade.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
A motocicleta não foi feita para viagens longas. Se o piloto mantiver um ritmo forte por muito tempo, vai se cansar rapidamente, por causa da ventania soprando em seu peito e no capacete. A posição de pilotagem é excelente na cidade, pista ou para trajetos curtos, de até uns 50 quilômetros. O corpo fica perfeitamente montado na moto, sem pressão para os punhos e com as pernas bem encaixadas no tanque.
Isso ressalta a outra grande qualidade dessa Triumph: sua capacidade de fazer curvas. Basta encontrar a melhor tangência, acelerar e ser feliz. Para os mais experientes, dá para deitar a Speed Triple em curvas a ponto de raspar a pedaleira no chão sem muito esforço e com total segurança.
O grande responsável é o novo quadro feito de alumínio, que permitiu “jogar” o motor mais à frente e deslocar 50,9% do peso para a dianteira. O resultado é um equilíbrio perfeito dos 214 quilos (a seco).
Para apimentar o desempenho, os engenheiros da Triumph aprimoraram a centralina e acrescentaram 5 cv de potência no motor de 1.050 cm3. Agora são 133 cv a 9.900 rpm e 11,39 mkgf a 7.750 rpm, administrados pelo câmbio manual de seis marchas.
Na pista, a 120 km/h, a Speed Triple mantém 4 mil rpm, giro que sobe para 5.800 rpm com a moto rodando a 160 km/h. Com corte a 11 mil rpm, dá para imaginar até onde essa inglesa é capaz de chegar.
Montada em Manaus, a moto tem qualidades e tradição. Mas, para desafiar a concorrência de fato, a Triumph terá de ampliar a rede de autorizadas, ter um site mais funcional e apagar a imagem negativa deixada pelo antigo importador.