Gustavo Henrique Ruffo
Não são raras as queixas de gente que não consegue dar a partida no carro flexível na manhã após abastecer com combustível diferente do habitual. A pane, comum no início da implantação dessa tecnologia, pode ser causada por falhas na sonda lambda (que fica no escapamento e mede a quantidade de ar e combustível na mistura) ou na identificação do combustível pela central eletrônica de gerenciamento do veículo.
“Nos EUA e Europa os carros usam sensores que identificam o que está no tanque”, diz o chefe de engenharia avançada e de sistemas da Bosch, Matin Lender. “Os brasileiros utilizam um dispositivo mais barato, que faz a detecção após a queima, ou seja, dos gases do escape e do nível de oxigênio presente neles, que é diferente para etanol e gasolina. Por isso a sonda lambda é seu coração.”
Ele afirma que quando o motor não dá a partida após o veículo ser abastecido com um combustível “incomum”, pode ter havido falha na leitura. “Há outros defeitos comuns, como obstrução na linha de transmissão ou mesmo na sonda lambda”, diz o especialista.
FALHA DE LEITURA
Para evitar erro na identificação do combustível, a Ford recomenda, no manual da nova geração do Fiesta, que o motorista dirija pelo menos por dez minutos antes de desligar o motor, especialmente se o tanque estiver abaixo da metade.
A recomendação é apenas para o novo compacto. A fabricante informa que isso se deve ao fato de o Fiesta não ter mais o tanquinho de partida a frio – com o sistema antigo de injeção de gasolina, o problema acaba sendo minimizado.
A Fiat informa que não enfrenta esse problema. De acordo com a fabricante, quando a central eletrônica de seus carros não identifica o combustível que está no tanque, trabalha como se houvesse uma mistura com 50% de cada tipo, o que facilita a partida.
Lender lembra que os sistemas atuais fazem a identificação de forma muito mais rápida do que ocorria com os primeiros dispositivos dos carros flexíveis, lançados há cerca de uma década. “As atuais centrais eletrônicas têm capacidade de processamento maior e o algoritmo de reconhecimento também evoluiu.”
Fiesta: manual prevê falha
De acordo com o manual de instruções da nova geração do Fiesta (foto), “caso ocorra abastecimento com combustível diferente daquele utilizado anteriormente… dirigir o veículo imediatamente após o abastecimento por 10 minutos para que o módulo de controle do motor se adapte ao combustível presente no tanque.”
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