Karina Craveiro
Um carro usado à venda tem de estar bonito. De acordo com especialistas do mercado automobilístico, a qualidade externa é um dos atributos mais importantes para fazer bom negócio na hora de revender um veículo. Serviços para deixar a lataria bem conservada – como pintura de para-choques ralados, polimento, cristalização e lavagem – podem atrair compradores com mais facilidade.
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O arquiteto Luís Guimarães, de 52 anos, resolveu reparar pequenos arranhões e amassados do Ford Ka 2009 da filha Marina antes de revendê-lo. “Tudo foi feito para não desanimar os interessados em comprar o automóvel, pois há muita oferta no mercado. O objetivo foi atingido, pois consegui bom preço e rapidez na venda.”
Um dos proprietários da Fares & Russo Revitalização Automotiva, Patrick Fares conta que é comum receber clientes interessados em “dar uma maquiada” no veículo. De acordo com ele, o proprietário de um modelo entre R$ 20 mil e R$ 40 mil deve gastar até R$ 500 com serviços. Já em carros de luxo, investimentos até R$ 1 mil podem fazer a diferença. “O estado de conservação de um carro de luxo é muito observado, pois o comprador é mais exigente. Compensa melhorar o seu aspecto para valorizá-lo”, opina. Além disso, se o carro não está com aparência e outros aspectos em ordem, é comum que o comprador queira desconto no preço pedido pelo dono.
A rede de concessionárias Caltabiano costuma comprar entre 400 e 450 modelos usados por mês, com ano de fabricação a partir de 2009. O gerente de pós-venda, Koh Yuean, sugere que o proprietário do veículo de segunda mão o ofereça já sem pendências. “Qualquer arranhão, ou ralado, deprecia o valor do carro”, diz.
Aparência interna conta. Contratar serviços como higienização é outra recomendação. O procedimento consiste na retirada e limpeza dos bancos, carpete e forrações. O serviço remove cheiros que impregnam o estofado, como de cigarro e mofo. O procedimento custa entre R$ 150 e R$ 400. Outros detalhes, como a troca dos tapetes e a limpeza dos dutos do ar-condicionado, podem dar um aspecto de novo ao carro usado.
Em relação à manutenção, revisões em dia podem dar mais segurança ao novo proprietário. “Tenho clientes que chegam com um diário de bordo do carro. Outros não estão nem aí para isso. Ninguém quer dor de cabeça. Procuro sempre o melhor carro”, completa Koh.