Acuados pelos custos elevados, muita gente foge das concessionárias na hora de fazer a manutenção do veículo. No caso de importados, nem sempre é fácil encontrar mecânicos capacitados a mexer no carro, mas na cidade de São Paulo há oficinas independentes especializadas nas chamadas marcas premium, como Mercedes-Benz e Land Rover.
A Avanti, por exemplo, só conserta carros da fabricante alemã. Proprietário da empresa, João Bosco começou a revender veículos da marca há 30 anos, e a demanda por reparos fez surgir a reparadora, que atende 35 modelos por mês.
Engenheiro da oficina, Fábio Simas conta que o perfil dos clientes é variado. “Há gente abonada e também aquele sujeito que quer ter (o carro), mas não consegue manter. Esse pechincha até não poder mais!”
Na Land Service, a clientela, dona de modelos Land Rover, Jaguar, Chrysler e Dodge, chega por meio do boca a boca. “Algumas empresas de blindagem trazem carros que tiveram problemas durante o processo, como danos na parte elétrica”, diz o mecânico Rafael Dornelas.
ECONOMIA
O chamariz dessas oficinas é o preço menor ante o cobrado pelas concessionárias. Na Bavaria, especializada em BMW, o valor da hora de mão de obra é de R$ 170 – na rede autorizada, cobram-se R$ 350. Na Avanti, trocar as pastilhas de freio sai a R$ 400, ante os R$ 1.400 das credenciadas, e a revisão de um Classe C sai por R$ 1 mil.
Na Land Service, pela troca de óleo de um Land Rover Discovery 4, incluindo mão de obra e filtro, são R$ 400.
As oficinas têm fornecedores próprios, que trazem as peças de forma independente, em geral dos EUA. Gabriel Brantes, da Bavaria, diz que só usa as marcas adotadas pela BMW. A Avanti às vezes recorre a concessionárias. Já na Land Service também são oferecidas peças do mercado paralelo.
Alguns clientes trazem componentes de viagens ao exterior, ou compram em sites internacionais. Nesse caso, a oficina cobra só pela mão de obra.
Com o tempo, a clientela passa a ser fiel. É o caso do militar Omar de Campos Verde, dono de um Mercedes SL 320 ano 1995. “Competente e honesta como a Avanti é raro de achar. Na concessionária não teriam a mesma consideração.”
GARANTIA DE FÁBRICA
Os preços das oficinas independentes são sedutores, mas há um porém que deve ser considerado. Se o reparo for feito fora das autorizadas, o carro pode perder a garantia de fábrica.
O advogado Dori Boucault diz que essa prática é legítima. “Afinal, se o consumidor descumpriu as recomendações da fábrica, ela não é mais obrigada a responder pelo produto.”
Já o advogado especialista em direito do consumidor e consultor do Jornal do Carro, Josué Rios, ressalva que as montadoras não podem usar isso como pretexto para negar assistência de forma indiscriminada. Ele destaca que o cancelamento da garantia não atinge a totalidade dos componentes do carro, mas apenas os que foram afetados pelo reparo fora das concessionárias.
“Deve haver uma relação de causalidade. Se a oficina independente instalou um sistema de som e isso afetou a parte elétrica, a montadora não pode deixar de responder pelos freios do carro, por exemplo.”
Vale lembrar que, mesmo se não puder contar com a proteção da fábrica, o consumidor não estará inteiramente desprotegido. A oficina que executou o conserto deverá dar garantia pelo serviço. O Código de Defesa do Consumidor prevê que o fornecedor responderá por eventuais vícios do reparo pelo prazo de 90 dias.
Além dessa garantia, chamada de legal, há a contratual, que é aquela eventualmente oferecida pelo estabelecimento comercial. “Elas não se excluem, mas se complementam”, afirma Boucault. “Se a oficina oferece três meses de garantia, o cliente terá esse período e o da lei, somando seis meses.”
ENDEREÇOS
Avanti: Avenida Moreira Guimarães, 1.083, São Paulo; fone: (11) 5093-8221
Land Service: Rua Jubair Celestino, 366, São Paulo; fone: (11) 3683-6912
Bavaria: Rua Fidalga, 814, São Paulo; fone: (11) 3812-0203