Dizem por aí que os números são frios, racionais, mas alguns conseguem sintetizar muitas emoções. Isso fica claro quando se conhece os dados da Kawasaki ZX-14, que podem levar o piloto do medo à alegria em segundos. Tabelada a R$ 60.990 na versão com ABS, como a avaliada, a “Ninjona” traz fixada ao quadro um motor de 1.441 cm³ que é praticamente uma intimação para pegar a estrada.
Com apenas 268 quilos, a supermoto japonesa conta com mais de 210 cv de potência gerenciados por um câmbio de seis marchas. Para comparação, a Ferrari 458 Italia, que está na moda entre os frequentadores dos camarotes de São Paulo, tem 1.380 kg e 577 cv, com relação peso/potência de 2,39 kg/cv. No caso da ZX-14, essa variável é de 1,27 kg/cv. Um verdadeiro assombro.
A ZX-14 pode acelerar além dos 300 km/h. A Kawasaki não divulga números de desempenho, mas em um trecho de pista fechada, bastou uma acelerada mais vigorosa para a motocicleta sair da imobilidade e chegar a 200 km/h em menos de 10 segundos. E com força de sobra para muito mais.
Para o uso na cidade, ela não é muito prática, por causa da largura (de 77 cm), peso e força. Para amenizar esses “defeitos”, há o modo de potência “Low” (baixo), que permite à Ninja trabalhar com 75% da capacidade do motor. Ela fica bem dócil de guiar e nem parece uma superesportiva.
A suspensão é um show à parte. Na dianteira há garfo invertido e a traseira tem monoamortecimento especial a gás. Esse conjunto filtra muito bem os impactos com buracos e a moto praticamente não oscila quando o piloto embica para fazer uma curva e transfere o peso para a frente.
Mas nas mudanças de trajetória e desvios, a ZX-14 não é fácil de ser pilotada e se torna menos “esperta” que um modelo “mil”, por exemplo. No dilema entre força e agilidade, a Kawasaki optou pelo primeiro.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido – R$ 60.990 (com ABS)
Motor – 1.441 cm³, 4 cil., 16V, gasolina
Potência – 210 cv a 10.000 rpm
Torque – 15,7 mkgf a 7.500 rpm
Câmbio – Manual, seis marchas
Comprimento – 2,17 metros
Peso – 268 quilos