Você está lendo...
Retrospectiva: carros brilham no cinema
Notícias

Retrospectiva: carros brilham no cinema

Confira a lista de filmes que estrearam nas telonas em 2013 e tiveram automóveis em destaque

23 de dez, 2013 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

 Retrospectiva: carros brilham no cinema
'Velozes 6': última participação completa de Walker na franquia

Em 10 de setembro de 2013, a reportagem do Jornal do Carro deixou a pré-estreia de “Rush – No Limite da Emoção”, com uma certeza: a imagem de uma cena do filme, o melhor já lançado sobre a Fórmula 1, seria o destaque da reportagem anual com a retrospectiva sobre os carros que foram destaque no cinema. Mas os fatos de 30 de novembro mudaram o panorama. Naquele dia, um acidente tirou a vida de Paul Walker, astro da franquia “Velozes e Furiosos”.

Desde então, os fãs têm prestado diversas homenagens ao ator, que, assim como nos filmes que o fizeram famoso, era um apaixonado por automóveis. Gesto repetido agora pelo Jornal do Carro nesta edição, que traz em destaque uma imagem de “Velozes e Furiosos 6”, lançado no País em maio.

Publicidade


++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Quer saber quanto vale seu carro? Acesse a tabela do JC
++ Hall da fama: carros se transformam em ícones do cinema
++ Conheça dez celebridades apaixonadas por carros

A sexta parte da saga foi considerada pelos fãs a melhor desde o filme de estreia, de 2001. Além disso, consolidou-se como uma das maiores bilheterias do ano. Em enquete realizada pelo JC em sua página no Facebook, “Velozes e Furiosos 6” dividiu com “Rush” os votos de melhor filme do ano com cenas envolvendo automóveis.

Mas os destaques sobre rodas nas telonas não se restringem a esses dois filmes. Também tiveram marcantes cenas com automóveis “Homem de Ferro 3”, “Enders Game – O Jogo do Exterminador”, “Turbo” e “A Hospedeira”, entre outros. Confira a lista abaixo.


1 – VELOZES E FURIOSOS 6

Muscle cars”, esportivos japoneses, jipões Land Rover e até um inusitado carrinho blindado capaz de destruir o mais robusto dos automóveis dividem a cena com Walker e Vin Diesel. Longa tem corridas ilegais nas ruas de Londres e perseguições inverossímeis em uma estrada da Espanha. Marcou também a <QA0>


última participação completa de Walker na franquia.

2 – RUSH – NO LIMITE DA EMOÇÃO


O longa sobre Fórmula 1 é o preferido da crítica. Levou, inclusive, duas indicações ao Globo de Ouro: de melhor filme e ator coadjuvante – para Daniel Brühl, que interpreta Niki Lauda. Inspirado em fatos reais, o filme retrata a rivalidade entre o austríaco e o britânico James Hunt (Chris Hemsworth) na perigosa F-1 dos anos 70.

3 – HOMEM DE FERRO 3


Após trair a Audi com a Acura em ‘Os Vingadores’, Tony Stark (Robert Downey Jr.), alter ego do Homem de Ferro, reatou o namoro com a marca alemã no terceiro filme da franquia. Ele guia um R8 e-Tron. Assim como “Velozes”, também registrou uma das maiores bilheterias do ano.

4 – TURBO


Animação conta a história do caracol Theo, cujo sonho é se tornar tão veloz quanto seu ídolo da Fórmula Indy, Guy Gagné, e vencer uma corrida no lendário circuito de Indianápolis, nos Estados Unidos.

5 – ENDERS GAME – O JOGO DO EXTERMINADOR


O Audi Fleet Shuttle foi criado exclusivamente para o filme. O carro é pilotado por Harrison Ford, que durante as filmagens usou um A7 – substituído na edição pelo protótipo virtual. Longa estreou no Brasil no dia 20 de dezembro.

6 – DURO DE MATAR 5 – UM BOM DIA PARA MORRER


Cena de perseguição teve 120 carros destruídos e custou cerca de R$ 23 milhões. Foco da confusão é um Mercedes Classe G que tem John McClane (Bruce Willis) ao volante.

7 – A HOSPEDEIRA


Os carros cromados guiados por extraterrestres em perseguição a terráqueos no drama futuristas são Lotus Evora. Longa é baseado na obra de Stephenie Meyer, autora de Crepúsculo.

8 – O ÚLTIMO DESAFIO


O ano começou com muita ação neste filme estrelado por Arnold Schwarzenegger, que traz também como ‘astro’ um exemplar do Chevrolet Corvette C6.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.