Recentemente o Jornal do Carro fez uma reportagem alertando sobre os cuidados que o motorista deve ter com as palhetas. Os principais vilões do ressecamento das borrachas do automóvel são as fortes incidências de raios ultravioletas. Ou seja, deixar o carro estacionado por um maior tempo no Sol acelera o fim da vida útil das partes emborrachadas do veículo.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Veja outras matérias de serviço
Um levantamento feito pela empresa de substituição de vidros automotivos, Carglass, alerta que 20% das borrachas de um automóvel apresentam algum tipo de dano. “O excesso de sol contribui para o ressecamento das borrachas, dessa forma, causa rachaduras em sua estrutura ou pequenos furos”, alerta Gilmar dos Santos, gerente técnico da empresa.
Segundo ele, em alguns modelos de veículos as borrachas são responsáveis pela fixação dos vidros. “Em caso de desgaste, ou mesmo, falta de verificação em relação ao seu estado, o motorista pode sofrer consequências graves. Além disso, a infiltração de água danifica o veículo e provoca inúmeros problemas em seu interior”, destaca Santos.
Para evitar o problema, o especialista recomenda sempre estacionar em local protegido, verificar antes de viagens longas a situação das borrachas e tomar cuidados com produtos não recomendados. “A borracha é de extrema importância no processo de fixação do vidro e o acabamento de seu veiculo, além disso, um processo de instalação de vidro colado deve obedecer a padrões adequados de cuidado e segurança”.