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Inspeção: último mês para regularizar
Legislação

Inspeção: último mês para regularizar

Segundo a Controlar, 77.723 veículos estão atrasados com a inspeção de 2013

06 de jan, 2014 · 4 minutos de leitura.

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 Inspeção: último mês para regularizar

Quem possui carro registrado na cidade de São Paulo e ainda não fez a inspeção ambiental veicular em 2013 tem até 31 de janeiro para regularizar a situação do veículo.Segundo números da Controlar, concessionária responsável pela inspeção ambiental veicular, com base no total de veículos que passaram pela inspeção em 2012, 77.723 veículos, incluindo carros, motos, ônibus e caminhões, estão atrasados com a inspeção referente ao exercício 2013. Desse total, 65.335 já passaram pela inspeção, porém ainda não foram aprovados.

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Toda inspeção precisa ser previamente agendada. É necessário ter em mãos o número do RENAVAM para a emissão da guia de pagamento. O agendamento e a guia estão disponíveis no site da Controlar. Após 72 horas do pagamento, o proprietário poderá ligar para (11) 3545-6868 ou entrar novamente no site e escolher o melhor local, dia e horário para realizar a inspeção. A vistoria pode ser feita de 2ª a sábado, das 7h às 19h, em um dos 16 centros de inspeção distribuídos por todas as regiões da cidade.


Apesar de a disputa judicial entre a prefeitura de São Paulo e a Controlar estar rolando, os carros emplacados no município tem de passar pela inspeção ambiental. A taxa é de R$ 47,44, mas pode ser recuperada, após a aprovado.

O fim da inspeção por meio da Controlar foi anunciado por Fernando Haddad (PT), porém foi preciso voltar atrás com a decisão devido a uma liminar obtida pela concessionária na Justiça. Independentemente do impasse, a regra continua valendo. Sem o certificado da inspeção, o motorista do veículo não renovará o licenciamento. Já a multa para quem for flagrado sem a inspeção é de R$ 550.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”