A Yamaha apresentou esta semana a XTZ Crosser 150. Desenvolvida em parceria com engenheiros japoneses, ela traz motor flexível com injeção eletrônica que gera 12,2 cv (gasolina) e 12,4 cv (etanol) e suspensão Monoamortecida na traseira. O preço sugerido é de R$ 9.050 na versão E e R$ 9.350 na ED, com freio dianteiro a disco.
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Com o mesmo motor da Fazer 150, o novo modelo chega para concorrer com a Honda NXR Bros 150 (que parte de R$ 9 mil), líder do segmento trail. As vendas da Crosser começam em abril. A ideia é aliar performance e economia a uma motocicleta de uso diário.
O modelo anterior, XTZ 125, continuará no mercado como opção de entrada com uma só versão, que ainda nao foi definida.
Impressões
Um aspecto que chama atenção é o conforto. Em relação à sua sucessora, a suspensão esta bem mais macia e o assento, mais ergonômico. O banco em dois níveis dá ao garupa uma melhor perspectiva, acima do olhar do piloto.
O para-lama é mais curto e mais próximo da roda dianteira, o que reduz um pouco a trepidação. Além disso, a Yamaha entrega na versão ED um ajuste de altura do guidão, que ajuda o piloto a encontrar a melhor postura.
Comparado com o motor da XTZ 125, é possível sentir uma grande diferença tanto nas arrancadas quanto nas retomadas. A suspensão é realmente bastante macia e o resultado é uma dirigibilidade mais fluida e cadenciada.
Não dá para negar que há nuances da BMW GS 600 em seu desenho, o que já é tendência entre as motos de menor calibre, como a sucessora da extinta Tornado 250, XRE 300.
Saiba mais sobre a nova Yamaha Crosser assistindo ao vídeo abaixo: