Para não levar sustos ou passar por situações perigosas na hora de dirigir sob chuva, o motorista deve ficar atento a alguns itens do carro. O primeiro a ser acionado nesta condição é o limpador de para-brisa.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ GM anuncia recall de 16 mil veículos
A incidência do sol no carro durante períodos de seca ataca a borracha e diminui sua durabilidade. Isso compromete bastante a eficiência da peça na hora da chuva, quando a palheta não consegue varrer bem o vidro e deixa rastros de água que obstruem a visão.
“Usar o limpador para remover sujeira, como insetos grudados no vidro, também abrevia a durabilidade das palhetas”, alerta o responsável pelo treinamento técnico da Bosch, Vilmar Betarello. Tanto que a fabricante recomenda a substituição das palhetas todo ano, ou quando elas apresentarem dificuldades na varredura do para-brisa.
Outro problema comum é o embaçamento do para-brisa. Para evitá-lo, direcione o o fluxo do ar-condicionado para a peça. Se o carro não tiver o equipamento, vale levar uma flanela limpa no porta-luvas e evitar passar as mãos no vidro, pois a gordura dos dedos só piora a situação. Atrás, o desembaçador elétrico resolve.
PNEUS
O estado dos pneus é muito importante na hora de enfrentar pista molhada. Atenção à profundidade dos sulcos. Se eles estiverem muito rasos, a aderência fica comprometida e é hora de trocar o componente,
Sob chuva, é importante reduzir a velocidade. “O motorista deve perceber a quantidade de água no asfalto e conduzir de acordo com seu limite”, explica o piloto de testes da Pirelli Alexandre Mouro.