Eles são scooters importados, foram revelados no Salão Duas Rodas, têm motor bicilíndrico, câmbio automático CVT e acabam de chegar às autorizadas do País. Por isso, embora o Yamaha TMax tenha tabela de R$ 42.500 e BMW C 600 Sport de R$ 52 mil, resolvemos compará-los para ver qual é melhor. Por ser mais barato e ter comportamento superior, o modelo da marca japonesa faturou o duelo.
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Feito na Itália, o TMax foi lançado no mercado europeu em 2011 e é o líder de vendas do segmento por lá. Tem motor de 530 cm3 e 46,5 cv e, entre os destaques, freio de estacionamento acionado por meio da manopla no guidom.
Para disputar o mesmo território, a BMW apresentou C 600 Sport há dois anos. Seu propulsor tem 649 cm3 e gera 60 cv. O alemão traz várias inovações em relação às soluções do concorrente. Entre elas, o freio de estacionamento é elétrico e há um extensor que permite aumentar o espaço sob o banco para levar dois capacetes.
No BMW, comandos como os do computador de bordo e do aquecedor de manoplas estão à mão. No Yamaha, para acionar essas funções é preciso largar o guidom e desviar o olhar, o que pode comprometer a atenção do motociclista.
Mesmo sendo mais potente e forte que o TMax, o C 600 Sport não se mostra muito superior no desempenho. Além do bom comportamento na estrada, o Yamaha leva vantagem no trânsito urbano.
STATUS
Com todos os acessórios disponíveis no Brasil, que inclui o banco Confort, a R$ 1.250, o Yamaha chega a R$ 48.440. Mesmo o “peso” do emblema nas laterais do escudo não justifica o preço maior cobrado pela BMW por seu scooter.
Na estrada, o comportamento do TMax é equivalente ao do C 600 Sport. No uso urbano, por outro lado, a vantagem passa a ser do Yamaha. Seu câmbio CVT é mais bem acertado, aspecto que se traduz em respostas mais diretas e vantagem nas arrancadas. O BMW usa a força extra como trunfo, mas sua transmissão privilegia o conforto e a economia.
Além disso, o TMax esterça melhor e está mais próximo do chão. Isso facilita as paradas em semáforos, por exemplo, e também as manobras.
Os dois têm discos na dianteira e traseira e nas frenagens, vão bem. Em ambos há sistema antitravamento ABS. O apoio de lombar da Yamaha para o piloto é mais confortável. Por outro lado, os pés ficam mais bem posicionados no modelo da BMW.