A MV Agusta acaba de lançar uma “família” de motos com preço mais acessível e motor de 800 cm³ para atrair motociclistas iniciantes. A primeira a chegar ao Brasil é a Brutale 800, tabelada a R$ 47.000 e montada em Manaus na fábrica da Dafra.
Entre os destaques há controle de tração com oito níveis de ajuste e freios ABS, que podem ser desligados, quatro mapas de condução (que controlam as respostas do motor) e sistema para “subir” as seis marchas sem pressionar o manete de embreagem. No visual, a 800 herdou as linhas da Brutale 1000, criada pelo projetista Massimo Tamburini, que morreu neste ano. O painel tem boa leitura, mas é trabalhoso encontrar os ajustes de tração, mapas e ABS.
Na pista.Menor que a “irmã”, a novata é mais confortável por ter pedaleiras menos recuadas. A vitalidade do motor de três cilindros, com bons 125 cv e 8,25 mkgf, é evidenciada pelo acelerador eletrônico, que torna as reações imediatas e pode surpreender os desavisados, pois a roda dianteira sai do chão com facilidade nas acelerações. O câmbio de engates curtos é preciso, mas ruidoso.
Como as suspensões têm várias regulagens, dá para mudar o acerto conforme o caso. Em altas velocidades, por outro lado, o guidom fica muito “leve”. Um amortecedor de direção como o da 1000 neutralizaria esse comportamento. Os freios, com discos duplos de 320 mm na frente e simples de 220 mm atrás, garantem segurança na hora de parar.
Ficha Técnica
Preço sugerido: R$ 47.000
Motor: 798 cm³, 3 cilindros, gasolina
Potência (cv): 125 a 11.600 rpm
Torque (mkgf): 8,25 a 8.600 rpm
Câmbio: Seis marchas
Brutale 800
Prós:
Trem de força:Motor potente oferece boas respostas e empolga em conjunto com câmbio preciso.
Contras:
Direção instável:Guidom fica muito leve em altas velocidades, o que gera sensação de insegurança.