Ela não é uma naked, muito menos uma custom. É difícil definir a Yamaha V-Max que, como um “Frankenstein”, mistura posição de dirigir de estradeira com desempenho de esportiva. Importado do Japão, o modelo tem tabela de R$ 99 mil no País.
Seu motor V4 de 1.679 cm3 rende 200 cv de potência e torque de 17 mkgf. A transmissão é de cinco marchas.
A V-Max tem mais força do que a entregue pela esportiva “de verdade” da marca, a R1, cujo motor gera 11,4 mkgf. Para garantir a estabilidade da estrutura, há quadro de alumínio no qual o motor faz parte do chassi, com o objetivo de aumentar a rigidez.
O painel é bipartido. O mostrador digital fica sobre o tanque e o enorme conta-giros analógico é posicionado no guidom, que traz o shift light. Esse sistema indica com uma luz vermelha o melhor momento para as trocas de marcha. como nos carros de arrancada. O assento tem apoio para manter o piloto firme durante as acelerações mais vigorosas.
FORÇA BRUTA. Ao ligar o motor, o som encorpado proveniente das quatro saídas de escape feitas de titânio domina o ambiente. O engate das marchas, apesar do jeitão bruto da moto, é macio.
Manobras em baixa velocidade são fáceis de executar, pois a dianteira é leve. Isso sem que haja comprometimento a estabilidade em curvas.
O torque é despejado na roda traseira com a mesma “sutileza” de um coice de cavalo, e como não há controle de tração, exige que o piloto dose o acelerador com parcimônia. O entre-eixos de 1,7 metro serve para dar mais estabilidade em retas e ajuda a evitar que a moto empine facilmente.
Os discos de freio, duplos com 320 milímetros na dianteira e simples, de 298 mm atrás, são superdimensionados e têm poder de sobra, mas atuam de forma progressiva. E contam com sistema antitravamento (ABS).
A combinação de guidom largo e pedaleiras recuadas não é em uma boa solução para o piloto, pois resultou em uma posição de guiar bem incômoda.
Preço sugerido – R$ 99.000
Motor: 1.679 cm³, V4, a gasolina
Potência (cv): 200 a 9.000 rpm
Torque (mkgf): 17 a 6.500 rpm
Câmbio: Cinco marchas
CONCORRENTES DA YAMAHA V-MAX
DUCATI DIAVEL
Com motor de dois cilindros em L que gera 162 cv e câmbio de seis marchas, a Diavel parte de R$ 58.900. Montada em Manaus, traz controle de tração, freios ABS e três modos de condução.
TRIUMPH ROCKET III
Por R$ 71.990, a moto da marca inglesa tem propulsor 2.3 de três cilindros, com 148 cv, e câmbio de seis marchas. Produzida em Manaus, oferece apenas freios ABS como aparato eletrônico.
HARLEY-DAVIDSON NIGHT ROAD
O motor V2 é refrigerado a água, foi desenvolvido em parceria com a Porsche e entrega 125 cv. Por R$ 56.900, o modelo tem câmbio de cinco marchas, ABS e também é montado em Manaus.