A Dafra se tornou especialista em oferecer scooters com bom custo-benefício. Depois do Citycom e do Maxsym, a marca lança o Cityclass 200i, modelo montado em Manaus com motor monocilíndrico de 199 cm3 e 13,6 cv, câmbio automático CVT e tabela de R$ 9.390.
Espaço para um capacete do tipo fechado sob o banco, tomada de 12V e entrada USB, porta-luvas com chave e gancho para sacolas no escudo se destacam. Há ainda suporte para baú extra e painel de instrumentos completo e de fácil leitura.
Seu motor de 1,41 mkgf é bem gerenciado pelo câmbio de relações continuamente variáveis, que privilegia a economia de gasolina. Mas o deixa lento em arrancadas.
Após embalar, por outro lado, o Dafra mostra ânimo. Vence bem as rampas e mantém os 90 km/h sem grande esforço.
As rodas de liga leve de 16 polegadas não sofrem na cidade. Permitem deitar bem o scooter em curvas, o que se reflete em agilidade.
A ergonomia merece elogios. A posição de guiar não cansa braços e pernas e há conforto até para os mais altos.
Os freios, a disco nas duas rodas, são eficientes. E há sistema de frenagem combinada (obrigatório a partir de 2016), cuja atuação independe do manete que foi acionado.
Mercado está ruim, menos para scooters
Enquanto o mercado total de motos novas vai de mal a pior no Brasil, com retração de 10,2% no atacado (das fábricas para as concessionárias) em 2014 ante 2013, e de 16,8% nas exportações no mesmo período, os scooters mantêm um forte ritmo de crescimento.
As vendas do segmento, voltado principalmente ao transporte em grandes cidades, subiram 35,4% no ano passado ante 2013. Em números absolutos, a alta foi de, aproximadamente, 11 mil exemplares.
A produção subiu 43% e passou de 29.816 exemplares em 2013 para 42.643 em 2014, de acordo com dados da Abraciclo, associação que reúne as principais fabricantes do setor instaladas no País.
O principal rival do Cityclass é o PCX. Com números de potência e torque, além de preço (R$ 9.015) semelhantes aos do Dafra, o Honda foi o líder de vendas do segmento em 2014 com 22.694 emplacamentos.
No primeiro bimestre deste ano, somou 4.003 exemplares. Está logo à frente do Lead, cuja tabela é de R$ 7.012.
Prós e contras
Prós
AGILIDADE
Com rodas de liga leve de 16”, scooter vai bem em curvas e não sofre com piso ruim.
Contras
CÂMBIO
Por causa do ajuste do CVT, voltado ao conforto, modelo é lento nas arrancadas.
Ficha Técnica
Preço sugerido – R$ 9.390
Motor – 199,1 cm³, 1 cilindro, gasolina
Potência (cv) – 13,8 a 7.500 rpm
Torque (mkgf) – 1,4 a 6.000 rpm
Câmbio – Automático, CVT
Peso – 138 quilos (seco)