A MV Agusta confirmou a criação de uma edição limitada da sua esportiva F4, a F4 RC. Com apenas 250 unidades produzidas, a série especial tem a mesma pintura dos exemplares da companhia que disputam o Mundial de Superbike (WSBK).
Mas não é só a pintura que se assemelha a das motos que disputam o campeonato, essas unidades terão a tampa do motor em magnésio, além porcas e parafusos de titânio para reduzir peso onde for possível. Isso baixou o peso da moto em 1,1 quilo. Rodas forjadas, carenagem de fibra de carbono e o escape Termignoni fazem o “regime” chegar a 13 quilos.
Melhoria na admissão e na exaustão do motor quatro-cilindros aumentaram a potência dos 201 cv originais para 205 cv e que podem chegar a 212 cv com a instalação do kit de escape de corrida e necessária nova programação da central eletrônica.
Ela mantém ainda as opções de quatro mapas de ignição e três níveis de mudança de resposta de acelerador, torque, freio motor e limitador de giro. Outros itens que continuam são as suspensões com regulagem eletrônica, o freio ABS com modo race, que o deixa mais permissivo e o controle de tração com oito níveis de intervenção.
O valor da edição limitada é de 36.900 euros, cerca de R$ 130 mil, enquanto a topo da linha produzida regularmente da F4, a F4 RR sai, no Brasil, a R$ 91.900.