A BMW renovou um de seus modelos mais vendidos no País, a F 800 R. Além de ficar mais potente, o modelo, que é a naked de entrada da marca, está mais ágil e bonito com a reestilização.
A moto montada em Manaus trocou o farol assimétrico por um convencional, mais simples. As novas laterais do tanque, que é falso (o verdadeiro é sob o banco) dão a sensação de que a F 800 R está mais estreita. Outras novidades são as manoplas aquecidas, o controle de pressão dos pneus, o cavalete central e a altura em relação ao solo 1 cm inferior – passou para 79 cm.
Seu motor bicilíndrico de 798 cm3, que antes entregava 87 cv, agora gera 90 cv. O torque de 8,7 mkgf foi mantido. O câmbio de seis marchas de engates fáceis e curtos teve a primeira e a segunda reduzidas. O bom torque ficou mais perceptível nas arrancadas graças à nova relação de marchas. Porém, o motor ainda tem vibração excessiva, que chega às pedaleiras e incomoda.
A posição de guidom e pedaleiras é boa. O entre-eixos de 1,52 metro, maior que de modelos como a Kawasaki Z800, a torna mais confortável para pilotos altos. Equilibrada e com baixo peso, a moto faz trocas de direção com facilidade.
As suspensões têm 125 mm de curso. A dianteira não traz ajuste; na traseira, há apenas de retorno. Ainda assim, ela entrega a firmeza necessária para curvas, sem prejudicar o uso urbano. Os freios a disco, duplo de 32 cm na frente e simples de 26,5 cm atrás, têm boa capacidade de frenagem e atuam de maneira linear. O painel de instrumentos com computador de bordo foi mantido e oferece boa leitura dos dados.
Agradecimento: Eurobike (2313-5000)