A Monster 1200 chega ao País, importada da Itália, para mostrar o que a principal linha da Ducati tem de melhor. Com preço inicial de R$ 64.900, a motocicleta é dotada de motor bicilíndrico de 1.198,4 cm3, que entrega 135 cv.
Na versão avaliada, a 1200 S, o propulsor é calibrado para gerar 145 cv. Além disso, ela traz suspensões Öhlins totalmente ajustáveis que tornam fácil encontrar o melhor acerto. Com a tecnologia adicional, a tabela vai a R$ 73.900.
Nas duas opções, são oito níveis de controle de tração, três de intervenção nos freios ABS e três modos de condução (para chuva, normal e esportivo), que mudam a resposta do acelerador. Há ainda duas entregas de potência. Na mais “mansa”, estão disponíveis só 100 cv.
A naked mantém as linhas simples, atemporais e que estão em outros modelos da gama Monster. Como ela é a topo de linha, a aposta em uma posição de guiar bem esportiva, com pedaleiras muito recuadas, o que incomoda por longos períodos, especialmente para pilotos com mais de 1,80 metro de altura.
O motor tem boa entrega de torque em baixas rotações, sem deixar de ser agressivo em giros elevados. Os 10 cv extras da S a tornam arisca. O câmbio de seis marchas tem engates curtos. Os freios a disco duplo na frente e simples atrás, herdados da 1199 Panigale, têm mais poder de frenagem do que a moto precisa.