Viajar de carro é uma satisfação – desde, claro, que tudo dê certo. Para reduzir os riscos de pane no caminho, é recomendável fazer uma verificação geral, pois nessas situações<IP9,0,0> o veículo costuma ser submetido a esforços maiores que os do dia a dia.
Os trajetos são mais longos, e normalmente o carro trafega bem pesado (com mais pessoas e bagagens). Só esses dois fatores demandam um pouco mais de atenção. Alguns itens são fáceis de verificar e o próprio motorista pode fazer o serviço em casa. Outros dependem de mão-de-obra especializada. Por isso, dividimos a vistoria em duas etapas a seguir.
Em casa. Comece checando o nível dos líquidos do veículo. Complete com água o reservatório do lavador de para-brisa. Em rodovias, o vidro costuma sujar mais, por causa de insetos.
Veja também o fluido de freio, da direção hidráulica (se houver) do radiador e do óleo do motor. Nesse caso, é recomendável fazer uma conta simples: se a quilometragem indicada para troca for vencer durante a viagem (estimando-se ida, volta e deslocamentos no destino), o ideal é trocar o lubrificante antes de sair.
Luzes: confira se não há lâmpadas queimadas. No inverno é normal a ocorrência de neblina. E, nessas situações, é importante ver e ser visto.
Pneus: eles merecem atenção especial. Como são o ponto de contato do carro com o solo, tudo depende deles. Verifique se não estão desgastados, por meio dos indicadores localizados na banda de rodagem (TWI). Caso os sulcos tenham menos de 1,6 mm de profundidade, é necessária a troca. Acima disso, confira a pressão.
Alinhamento e balanceamento: rodando, verifique se o veículo “puxa” para um dos lados. Em piso plano, o carro deve se manter em linha reta. Caso contrário, é preciso alinhar a direção. Ainda que o desvio seja pequeno, o desgaste dos pneus tende a aumentar em viagens, por causa do aumento do atrito e da temperatura.
É importante verificar também os freios. Além da questão segurança, pastilhas desgastadas podem comprometer a vida útil dos discos.
Preços. De acordo com o gerente da DPaschoal José de Maria Serejo, o serviço de alinhamento total (que inclui cambagem e cáster) sai por R$ 85, em média. Já o balanceamento custa R$ 20 por roda.
Caso seja necessário trocar pneus, Serejo informa que os mais baratos, de 13 polegadas, custam a partir de R$ 129, preço que sobe para R$ 242 no caso dos com 14” e R$ 280 para os com aro de 15”.
Pastilhas de freio custam a partir de R$ 39 (para o Chevrolet Celta), e cerca de R$ 120 para o Toyota Corolla, por exemplo. A instalação sai por R$ 60.
Carro revisado é garantia de que a viagem será lembrada só pelos bons momentos.