Barulhos irritantes no interior do carro podem tirar qualquer um do sério. Mas há solução, por meio de alguns cuidados simples no dia a dia ou com serviços mais elaborados, realizados em oficinas especializadas.
Em casa mesmo, é possível verificar a fixação correta de bancos e partes móveis como tampa do porta-luvas e cobertura do bagageiro. Carros com bancos modulares, que podem ser montados de várias formas, tendem a fazer mais barulho com o tempo, já que os assentos começam a chacoalhar sobre os ganchos que os prendem no lugar.
O mesmo vale para o tampão do porta-malas, que pode começar a balançar em seu alojamento e fazer muito ruído, principalmente quando o carro passa por pisos irregulares. Às vezes, um simples molho de chaves ou moedas soltas nos porta-objetos já transformam o interior numa verdadeira “escola de samba”.
Portas rangendo também causam muita dor de cabeça. O uso de produtos lubrificantes nas dobradiças de portas geralmente faz sumir o barulho.
No entanto, casos mais graves requerem atenção especial. Barulhos por dentro do acabamento interno precisam ser examinados por profissionais e podem envolver a desmontagem de todo o interior do carro. “Ouvimos as queixas do proprietário e vamos investigar as origens de cada ruído interno”, explica Evilácio Sousa, proprietário da Papagrillos (2768-8145), na zona oeste. Teto, portas, colunas e a parte de trás do painel podem ganhar mais mantas acústicas para melhorar o isolamento da cabine.
A solução de problemas mais simples custa cerca de R$ 150, mas a conta pode subir até os R$ 6 mil, se for necessário desmontar todo o interior de um carro luxuoso, por exemplo.