Com menos de um ano de uso e apenas uma revisão realizada, o motor do meu Fox teve de ser “refeito”. O nível de óleo baixava excessivamente, embora não houvesse vazamento. A responsabilidade pelo defeito é da fábrica, mas a concessionária pecou por demorar a imobilizar o carro definitivamente.
Não tive nenhum suporte, nem da autorizada, nem da montadora, e fiquei quase um mês a pé. Além disso, a luz de advertência de defeito do freio ABS fica acesa o tempo todo e o carro “puxa” para o lado, mesmo depois de ser feito o serviço de alinhamento na concessionária.
Leticia Zampiron
CURITIBA (PR)
VW responde: o veículo foi reparado e entregue à cliente em condições normais de uso. Ela foi orientada a realizar nova avaliação técnica em seu veículo, caso o problema reapareça.
A leitora confirma que o veículo foi reparado de novo. Desta vez, ela ficou 20 dias a pé e diz que também não recebeu assistência durante o período.
Advogado: quando o motor precisa ser aberto para reparo ou retificado, o defeito provoca depreciação significativa do valor do veículo. Nesses casos, a empresa perde o direito de fazer o reparo em 30 dias. O correto é que o carro seja trocado imediatamente.
Veja outros casos do Defenda-se:
Chevrolet Spin
Dificuldadescom recall
Tenho uma Spin e, há cinco meses, recebi uma convocação para a troca da porca de fixação da bomba de combustível ou eventual substituição do tanque. Tentei várias vezes agendar o serviço na autorizada Nova, onde comprei o veículo, sem sucesso. Na Rumo Norte, aceitaram fazer o agendamento, mas dizem o tempo todo que ainda não receberam as peças. Na carta da montadora informam que a falta de atendimento ao recall acarretará anotação no registro de licenciamento, reduzindo o valor de revenda do veículo. Agora, quando abasteço o carro, a cabine é invadida por um forte odor de gasolina, que me deixa com medo de um incêndio. Peço ajuda, pois pelo telefone de contato fornecido pela GM só ouço musiquinha.
Ana Cristina Ribeiro
SÃO PAULO (SP)
Chevrolet responde: o veículo foi reparado e entregue à cliente em condições normais de uso.
A leitora confirma a informação da montadora.
Advogado: é importante registrar que, se por alguma dificuldade criada pela montadora o carro não passar pelo recall e sofrer acidente, a empresa deverá responder por todos os prejuízos, inclusive por danos morais. A convocação deve ser atendida sem delongas, pois está em jogo a integridade pessoal dos ocupantes do veículo.
Honda Fit
Problemasna suspensão
Sou taxista e comprei um Fit zero-km em julho de 2014. Na revisão de 30 mil km, reclamei de um barulho na suspensão, mas não descobriram a causa do problema. Na semana passada, o ruído tornou-se insuportável. Dessa vez, detectaram problema na bucha da barra estabilizadora, mas disseram que o reparo não é coberto pela garantia. Mesmo contrariado, já que paguei caro pelas revisões, aceitei arcar com o conserto, pois dependo do carro para sustentar minha família. Para minha surpresa, a peça não está disponível no estoque de nenhuma concessionária de São Paulo, nem na fábrica. Como uma marca desse porte não tem peças para atender rapidamente o consumidor? Vou ficar até quando esperando por esse conserto? Quero deixar claro que minha queixa não é com a autorizada Flora, que está tentando resolver o problema, mas com a montadora.
Cristiano Rodrigues
SÃO PAULO (SP)
Honda responde: prestamos os esclarecimentos cabíveis ao cliente. Cabe ressaltar que o veículo foi reparado pela concessionária sem ônus ao proprietário.
O leitor confirma a informação da empresa. A peça só chegou após cerca de 30 dias, mas ele continuou usando o carro durante esse período.
Advogado: a montadora é obrigada por lei a manter o mercado abastecido com peças de reposição. Se descumpriu seu dever legal e o reparo atrasou por falta de componentes, a empresa fica obrigada a indenizar o consumidor pelos prejuízos decorrentes do atraso.