Em um primeiro momento, a Barcelona do arquiteto Antoni Gaudí não parece ser o melhor lugar do mundo para o lançamento mundial da nova linha Dark Custom da Harley-Davidson, composta pela Iron 883 e Forty-Eight – que chegam ao Brasil no Salão Duas Rodas em outubro.
Cromados, ferros e cores metalizadas e foscas não combinam com a obra orgânica do espanhol. No entanto, Barcelona é a cidade com mais motociclistas da Europa. Seus habitantes gostam das duas rodas e estão acostumados elas, mas não com as americanas Harley, e o que era apenas um lançamento virou uma festa nas ruas, com muitas fotos, olhares curiosos e crianças sorrindo.
E quem pilotou as motos também teve motivos para sorrir. Antes muito dura, a Iron agora têm novas suspensões com ajustes na dianteira e na traseira que melhoraram muito o conforto. É muito mais difícil agora chegar ao batente dos garfos da suspensão em buracos do que antes, um alívio para a lombar.
A Forty-Eight, ainda mais dura, também ganhou um trato neste quesito, com robustos garfos de 49 mm na dianteira e traseira ajustavel. Além de dar mais maciez, isso também ajudou a melhorar o ataque em curvas. Raspa-se a pedaleira agora em um piscar de olhos e o retorno das molas também está menos brusco.
As partes mecânicas, porém, estão inalteradas. A Iron mantém seu motor Evolution arrefecido a ar e com 883 cm³, que gera torque de 7,6 mkgf a 3.750 rpm – a H-D não divulga a potência de suas motos. Já a Forty-Eight traz um de 1.202 cm³ com torque de 9,8 mkgf a 3.500. Ambas aceleram bem, mas a FE tem mais força disponível e uma posição de pilotagem mais esticada, o que favorece o ganho de velocidade. Na Iron, a posição das pedaleiras deixa os joelhos muitos altos. É melhor para um uso mais longo, mas ruim para fazer curvas mais fechadas.
No visual, a Iron Dark Custom traz um novo grafismo no tanque, as cores preta e prata fosca e um belo verde com flocos metálicos que brilham em contato com a luz, e rodas de liga leve de 19 polegadas na frente e 16 atrás na cor preta com pontas cromadas. O assento também é novo e, além de mais bonito, é mais confortável.
A Forty-Eight, por sua vez, também foi alvo de novos grafismos no tanque inspirados no anos 70 – os de antes eram mais interessantes -, rodas mais raiadas de 16 polegadas e uma capa de escapamento cromada com três seções vazadas.
Ficha técnica
Iron 883
Motor: 883 cm3, refrigerado a ar, gasolina
Potência: n/d
Torque: 7,6 mkgf a 3.750 rpm
Comprimento: 2,25 metros
Tanque: 12,5 litros
Peso: 247 kg
Prós: Estilo
A moto ficou muito bonita com os novos grafismos, cores e ausências de muitos cromados. Chama muita atenção.
Contras: Capacidade do tanque
O tamanho de 12,5 litros é muito pouco para uma moto que tem força e cilindrada para permitir viagens mais longas.
VIAGEM A CONVITE DA HARLEY-DAVIDSON