Uma das séries de maior sucesso atualmente na TV, “Sons of Anarchy” retrata uma gangue de motociclistas malvados nos EUA, caracterizados por coletes de couro e motos customizadas com guidom alto e pintura preta. Um visual bem ao estilo da Harley-Davidson Street Bob, que combina bastante com esse estereótipo, é montada em Manaus e tem tabela de R$ 44.400 na linha 2015 – o modelo 2016, que chegará às lojas do País em dezembro, custará R$ 55.800.
Um dos principais diferenciais dessa Harley é o guidom do tipo ape, conhecido popularmente como “seca sovaco”. Com ele, a Street Bob chama a atenção pela posição de guiar muito estilosa e, ao mesmo tempo, pouco confortável.
Como o piloto guia o tempo todo com os braços esticados, fica cansado rapidamente. O guidom, aliás, atrapalha nas manobras. Já o pneu calçado em roda de 19” na frente ajuda um pouco os movimentos.
Outro senão é que as pontas do guidom ficam na altura dos retrovisores da maioria dos carros. O painel de instrumentos no tanque é difícil de ler e não há banco para garupa.
A Street Bob tem motor de 1.585 cm³ e 11,9 mkgf – a Harley não divulga a potência. Sem balancins, esse V2 vibra muito, mas proporciona boas acelerações, o que condiz com a proposta da moto.
Já o câmbio de seis marchas tem engates longos e pouco precisos. Os freios são bons, mas não há ABS. Além disso, a posição elevada do manete exige mais força para acioná-los.