O computador de bordo do meu Tiguan 2012 está emitindo estranhos alertas de voz. Como aparecem de surpresa, quando estou dirigindo com o rádio ligado, não consigo parar o veículo para entender e anotar tudo. Já estive na concessionária Green Morumbi para pedir que solucionassem o problema e disseram que outros clientes fizeram a mesma reclamação, mas não conseguem remover essas mensagens. Vocês podem me ajudar?
Edson Giusti, CAPITAL
VW responde: o veículo foi reparado e entregue ao cliente em condições normais de uso.
O leitor confirma a informação.
Advogado: qualquer defeito que comprometa o regular funcionamento do veículo deve ser reparado pela montadora em até 30 dias. Se o defeito reaparecer, os reparos devem ser feitos sem ônus, mesmo após o fim da garantia, salvo em caso comprovado de desgaste natural.
Veja outras queixas da coluna Defenda-se desta semana
MERCEDES C 180
Defeito no sensor de rotação
Durante a garantia, meu Mercedes C 180 apresentou defeito no sensor de rotação, que controla o sistema de estabilidade. A peça foi trocada sem ônus. Após o fim da cobertura de fábrica, passei por um susto na rodovia dos Imigrantes. Eu estava a 120 km/h e o controle de estabilidade cortou subitamente a potência do motor, obrigando-me a fazer uma manobra arriscada. A concessionária identificou problemas em três sensores, mas dessa vez a substituição dos componentes foi cobrada, e custou caro. Acionei a central de relacionamento da marca e pedi o ressarcimento do valor gasto, que foi negado sob o argumento de que a garantia havia acabado e as revisões seguintes tinham sido feitas fora da rede autorizada. Ou seja, a Mercedes-Benz lavou as mãos, como se não tivesse nenhuma responsabilidade quanto à qualidade dos sensores defeituosos e a segurança do veículo e seus ocupantes. Essa é a qualidade da marca? Quando vão reconhecer o problema nos sensores de rotação?
Ricardo Pires Castanho Valente,BARUERI (SP)
Mercedes-Benz responde: o veículo está fora do período de garantia desde 31 de agosto de 2013 e os serviços de manutenção preconizados pela fabricante, fundamentais para assegurar a durabilidade do veículo e seus componentes, não foram executados dentro do período correto, tendo o último registro no manual sido feito em abril de 2013. Pelos motivos expostos, explicamos que não seria possível a substituição das peças sem ônus ao proprietário.
O leitor admite que o carro está fora da garantia, mas alega que esperava que a montadora pelo menos investigasse a origem do problema, que teve início durante o período de garantia.
Advogado: o fim da garantia contratual não exime a montadora de cumprir a garantia legal, que impõe o dever de responder pela qualidade do produto durante a vida útil de seus componentes. Nesses casos, a marca só não estará obrigada a realizar os reparos sem ônus quando se tratar de desgaste natural ou dano provocado exclusivamente pelo consumidor.
CITROËN C3
Carro parado por falta de peças
Meu C3 Exclusive 2012/2013, que está na garantia de fábrica, está parado na autorizada há duas semanas, devido a um barulho que, segundo me informaram, vem do pistão do motor. O problema é que as peças necessárias para o reparo não chegaram. Ligo todos os dias e nada de conserto ou mesmo previsão. Preciso do carro para trabalhar, estou tendo de usar o transporte público e ninguém se importa.
Tatiana Oliveira Rolim,GUARULHOS (SP)
Citroën responde: após a troca das peças necessárias, o veículo foi devolvido à leitora. Lamentamos os eventuais transtornos.
A leitora confirma a informação da montadora. Ela ressalta que teve de usar o transporte público durante um mês, por causa do atraso no reparo.
Advogado: vale lembrar que o reparo deve ser realizado em até 30 dias após a entrada do veículo na concessionária. Se essa regra não for respeitada, o consumidor pode exigir a troca do carro, além de indenização pelos transtornos sofridos, que incluem as despesas com locomoção e, conforme o caso, danos morais.
Quer participar? Envie um resumo do problema com seu nome, telefone, endereço com município, RG e CPF para o e-mail: jcarro@estadao.com