Impulsionado pelos recalls de air bags da Takata e do sistema de ignição da GM, o número de convocações para reparos gratuitos de sistemas de segurança dos carros bateu recorde no ano passado nos Estados Unidos. Foram 868 chamados, envolvendo cerca de 51,2 milhões de veículos, em 2015.
Porém, de acordo com o NHTSA, órgão responsável pelo trânsito nos Estados Unidos, o número de clientes que atende aos chamados e leva o carro para fazer os reparos é baixo – em média, 75% ao ano, em média. Por isso, o órgão lançar uma campanha para incentivar os proprietários a atenderem às convocações.
“Não espere para agir se seu carro está envolvido em recall e as peças estão disponíveis”, disse o secretário de transportes do país, Anthony Foxx. O NHTSA que não apenas a comunicação é importante para que o recall tenha efeito; é preciso contar com a colaboração do consumidor.
O órgão lembra que é possível, nos EUA, consultar online se qualquer carro está envolvido em uma convocação, por meio de um banco de dados criado pelo NHTSA.
Um dos alicerces da campanha do órgão é um caso que ocorreu Pensilvânia em julho do ano passado, quando um adolescente morreu após a explosão de um air bag da Takata. O carro em que ele estava havia sido convocado para troca do sistema em 2010.