A Volkswagen está convocando os proprietários de Fusca, Jetta e Touareg a atender recalls por defeitos distintos. No caso do Fusca e do Jetta, o defeito está no software de comando do motor, enquanto o do Touareg é no pedal de freio.
No caso de Fusca e Jetta, produzidos entre 14 de novembro de 2014 e 12 de setembro de 2015, será necessário realizar uma atualização do software da unidade de comando do motor, para eliminar a possibilidade de quebra de uma das extremidades da árvore de cames.
A empresa afirma que há possibilidade de quebra de uma extremidades da peça, que também é responsável por acionar a bomba de vácuo do sistema auxiliar de freio. Neste caso, a luz de advertência do motor se acenderá no painel, com perda de geração de vácuo e aumento do espaço de frenagem, além do risco de acidentes.
São 2.414 unidades envolvidas dos dois modelos. No caso do Jetta, todas as são da versão Highline com motor 2.0 turbo.
Touareg. No caso do utilitário-esportivo de luxo da marca, o defeito é o mesmo que atingiu o Porsche Cayenne, seu “irmão” de plataforma. São 1.505 exemplares, cuja trava que segura o pedal de freio pode se soltar por um erro na montagem do veículo, levando a perda de capacidade de frenagem.
Os carros envolvidos foram produzidos entre 21 de maio de 2010 e 19 de setembro de 2015 e devem passar por serviço de inspeção, e se necessário, instalação de um novo anel-trava no pedal.
Em ambos os casos, o serviço é gratuito, leva cerca de 30 minutos e o início das ações é imediata. A Volkswagen coloca à disposição dos clientes o telefone 0800 019 8866 e o site da companhia.