Apagões súbitos e sucessivos
Meu Picanto, com 25 mil km rodados e todas as revisões feitas, tem um defeito de fabricação: às vezes o motor não liga, e só volta a dar partida depois de o carro ficar parado por algumas horas. Na última revisão, não encontraram a causa do problema. Duas semanas atrás, o veículo teve um apagão e não ligou mais. Na concessionária, disseram que o problema era na bomba de combustível e que a bateria estava boa. Cinco dias após retirar o carro da autorizada, o motor morreu e novamente não pegou mais. De volta à oficina, diagnosticaram problema na bateria. Hoje, três dias após o reparo, mais uma vez o carro enguiçou. Como um veículo pode desligar sozinho? Kia, resolva o problema! Troquem o carro ou devolvam meu dinheiro!
Felipe Yamaguti,CAPITAL
Kia responde: o veículo foi reparado e entregue ao cliente.
O leitor confirma a informação.
Advogado: se os problemas voltarem, o leitor pode escolher entre aceitar novos reparos ou exigir um carro novo. O direito da montadora de fazer novos consertos para não trocar o produto não pode se prolongar indefinidamente.
CITROËN AIRCROSS
Vibrações indesejáveis
Recebi meu Aircross novo há uma semana e logo percebi uma vibração exagerada em baixa velocidade, especialmente entre a primeira e segunda marchas. Voltei à loja, o vendedor disse que se tratava de uma característica do carro e constatei que a unidade de test-drive tinha o mesmo defeito. Abri um chamado na central de atendimento da Citroën e disseram que enviariam um técnico da fábrica para analisar a questão. Seis dias depois, comunicaram que o assunto estava encerrado, pois aquela seria uma característica de direção do veículo, sem mais explicações. Ora, se uma trepidação em carro novo não é um defeito, o que é? O pior é que a marca não tem uma ouvidoria, ou seja, o Aircross está na garantia, mas não há com quem reclamar.
Paulo José Albuquerque Campos, CAPITAL
Citroën responde: o veículo não possui nenhum defeito que justifique intervenção ou substituição de peças, pois seu comportamento dinâmico está dentro da conformidade. A trepidação alegada não é um defeito, mas uma condição de rodagem do veiculo. O cliente fez teste de rodagem em outro exemplar novo e pôde constatar que as condições de funcionamento são idênticas. Assim, chegou-se ao consenso de que o veículo está dentro de sua conformidade, de acordo com o projeto e proposta comercial.
O leitor confirma a realização do teste de rodagem, mas considera que a vibração é exagerada e fora do razoável para um carro normal. Ele acredita que pode ter havido problema em todo o lote de unidades.
Advogado: como a empresa declarou que não há problema, o leitor pode fazer uma avaliação independente, em oficina especializada, para tirar a prova. Se for constatada anormalidade, o consumidor poderá pleitear em juízo que a montadora faça o reparo sem ônus e ainda reembolse o valor gasto para a obtenção do laudo.
HONDA CITY
Barulho no painel de instrumentos
Faz vários meses que o painel do meu City 2015 está fazendo barulho. Depois de ter feito diversas queixas à marca, finalmente consegui agendar o reparo em uma autorizada em Itapetininga, a 50 km da minha casa. O carro ficou imobilizado por dois dias, o problema não foi resolvido e ainda por cima danificaram o painel com riscos e marcas de chave.
Felipe Ricardo Poznicov,ANGATUBA (SP)
Honda responde: o veículo foi reparado e entregue em perfeitas condições ao cliente.
O leitor confirma a informação da montadora.
Advogado: nos casos em que a concessionária não consegue eliminar o defeito de forma definitiva, o consumidor pode realizar o reparo em oficina especializada e cobrar o reembolso da montadora.