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Mitsubishi L200 Triton tem recall de air bag
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Mitsubishi L200 Triton tem recall de air bag

Mitsubishi convoca os proprietários de 29.014 unidades da L200 Triton de 2007 a 2010 por defeito no air bag

21 de jun, 2016 · 2 minutos de leitura.

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 Mitsubishi L200 Triton tem recall de air bag
L200 Triton é mais um dos carros envolvidos no recall da Takata

A HPE Automotores do Brasil Ltda., empresa responsável pela operações da Mitsubishi, convoca os proprietários de 29.014 unidades da picape L200 Triton produzidas entre junho de 2007 e dezembro de 2010, por conta de um defeito no insuflador do air bag do motorista.

De acordo com o comunicado, em caso de colisão frontal com acionamento do air bag pode haver a ruptura da carcaça do insuflador, peça responsável por inflar a bolsa, com o lançamento dos fragmentos metálicos contra os ocupantes do veículo, podendo levar a danos graves e ou fatais ao motorista e ocupantes do veículo.

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O início do serviço será em 4 de julho de 2016, terá cerca de uma hora de duração e deve ser agendado diretamente com as concessionárias. A Mitsubishi põe à disposição o telefone 0800 702 0404, o e-mail sac@hpeautos.com.br e o site www.mitsubishimotors.com.br.

Veja a numeração dos chassis envolvidos abaixo:


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.