Você está lendo...
Honda renova toda família 500 no País
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Avaliação

Honda renova toda família 500 no País

500X, 500R e 500F tem visual reestilizado, mas mantém quadro e motor que já atende nova regra de emissões

29 de jun, 2016 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

 Honda renova toda família 500 no País
Toda família teve visual reestilizado; motor é o mesmo, mas com filtro de carvão agora

A Honda lança no Brasil versões renovadas das motocicletas de sua linha de 500 cm³. Composta por 500F, CBR 500R e 500X, a gama ganhou melhorias, mas ficou mais cara. A “F” agora parte de R$ 26 mil e chega a R$ 28 mil com freios ABS. A “R” sai por R$ 29 mil e a “X”, por R$ 29.900 (essas vêm de série com a assistência à frenagem).

Apesar de serem da mesma família, essas motos são bem diferentes entre si. A 500 F é uma naked com bom desempenho, ideal para rodar na cidade – por ser mais leve e estreita para passar entre os carros. A 500 R, por sua vez, tem um estilo bem esportivo, ideal para acelerar forte em circuitos fechados. Já a 500 X é focada no conforto, com bancos de dois níveis e suspensão alta. É ideal para quem gosta de viajar.

Publicidade


O motor das três foi mantido. Trata-se de um bicilíndrico que gera 50,4 cv a 8.500 rpm e 4,5 mkgf a 7 mil rpm. O câmbio, de seis marchas, também não mudou. De novo há o filtro de carvão ativo, que suga os gases suspensos no tanque e devolve para a admissão do propulsor. Isso para atender ao novo Promot 4, que regulamenta as emissões de poluentes do País.

A maior parte das novidades está no visual. A “F” agora tem um estilo mais streetfighter, com carenagem robusta, alça do garupa embutida, farol e lanterna de LEDS, rabeta mais fina, novo escape e tanque maior – a capacidade subiu de 15,7 para 16,7 litros.

A “R” recebeu as mesmas mudanças da “F” e ganhou opção de pintura preta e laranja desenvolvida no Brasil e que agora será exportada para a Europa. Na “X”, as atualizações são discretas. O para-brisa é novo e ficou 5 cm maior. Há também uma máscara cor prata no farol de LEDs. O tanque passou de 17,3 para 17,7 litros.


Na pista, o comportamento das três motos é parecido – e isso é bom. A “F” é leve e o piloto fica bem encaixado no banco e com os joelhos no tanque. Dócil, mas com bom torque em baixa rotação, é ágil. A suspensão segura bem o modelo em curvas fechadas.

Apesar do visual esportivo, na hora de acelerar a “R” é bem mais confortável que a maioria das carenadas do mercado. O guidom não é muito baixo e as pedaleiras ficam um pouco recuadas. Com isso, o piloto guia sentado.

O comportamento da “X”, por sua vez, é diferente do de suas “irmãs”. Trata-se daquele tipo de Honda com o qual o piloto se identifica logo no primeiro contato. Ela até inclina em curvas, mas bem menos que as outras variantes da linha (a culpa é do centro de gravidade alto).


Em contrapartida, supera as imperfeições do piso com maestria. A suspensão dianteira é um pouco mais mole do que deveria, mas, como tem vários ajustes, permite que o piloto encontre o parâmetro que considere mais próximo do ideal. O assento é confortável e as posição dos pedais ajuda a reduzir o cansaço em viagens.

Apesar das diferenças entre elas, em termos de respostas as três seguem o mesmo padrão. A primeira e segunda marchas são bem curtas e garantem boa aceleração. Já a terceira funciona como curinga e pode ser utilizada na cidade quase o tempo todo. A quarta é um pouco mais longa – para que o motor atinja a rotação próxima da casa das 6 mil rpm. Aos 7 mil giros, em quinta, essas motos chegam ao pico máximo, com a sexta funcionando como uma espécie de “overdrive”.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.