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Como salvar o para-brisa do carro
Manutenção

Como salvar o para-brisa do carro

Maioria dos tipos de trinca no vidro  dianteiro do veículo pode ser consertada rapidamente

31 de ago, 2016 · 5 minutos de leitura.

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 Como salvar o para-brisa do carro
Para que o reparo seja possível, fissura deve estar fora do campo de visão do motorista

Pedriscos lançados pelos pneus de outros carros ou que se desprendem de caminhões, principalmente em estradas, podem se transformar em vilões e causar trincas no para-brisa do seu veículo. A boa notícia é que, em vez de trocar a peça, na maioria dos casos dá para recuperá-la.

O primeiro passo é consultar um especialista e fazer uma avaliação. “A trinca não pode ser maior que uma nota de R$ 2”, diz o diretor executivo da Carglass, Milton Bissoli. “Caso contrário, o custo deixa de ser vantajoso”, explica ele.

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Outro fator importante é a posição da fissura. Se estiver a menos de 5 cm da borda do para-brisa ou dentro do campo de visão do motorista (a partir do centro do volante, são 15 cm para cada lado), a recuperação não é aconselhável.

Bissoli recomenda que o reparo seja feito o mais rapidamente possível, sob pena de o dano se agravar. “Com o tempo, começa a entrar sujeira na trinca e, como esses resíduos são difíceis de remover, o resultado acaba ficando feio.”

A trinca também pode aumentar quando o carro passa por buracos e valetas, ou devido a choques térmicos. “O para-brisa é composto por uma lâmina externa e outra interna, separadas por uma película de resina”, explica Bissoli. “Em dias quentes, por exemplo, se o motorista ligar o ar-condicionado, a lâmina externa se dilata com o calor, enquanto a interna se contrai. Isso pode aumentar a fissura.”


Além disso, rodar com vidros riscados é infração grave, com pena de multa, 5 pontos na CNH e retenção do carro.

Custos. Para fazer o reparo, primeiramente é feita uma limpeza minuciosa no local. Depois, uma resina é introduzida na fissura e, por meio da exposição a raios ultravioleta, esse material seca. Feito isso são removidos eventuais excessos e o vidro é polido.

O serviço leva cerca de 20 minutos para ser concluído e, na Carglass (0800 704-44-16), custa em média R$ 110.


Se for preciso trocar a peça, o custo será bem maior. O para-brisa do Onix sai a R$ 1.300 na autorizada Chevrolet Vigorito, e, para um Corolla, a R$ 1.743 na Toyota Sorana.

Há seguros com opção de cobertura adicional contra danos no para-brisa. Na Sulamérica, acrescenta em média 5% ao valor da apólice. Na BB Mapfre, a cobertura parte de R$ 33,90 para um Onix e R$ 83 para um Corolla ou um Honda HR-V.

O reparo está coberto pelo seguro, mas, se for preciso substituir a peça, o segurado terá de arcar com o valor da franquia.


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