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Aceleramos a aventureira BMW F 700 GS
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Aceleramos a aventureira BMW F 700 GS

BMW F 700 GS mostra bom desempenho e agrada pela altura do assento e chega às lojas por R$ 39.950

02 de dez, 2016 · 4 minutos de leitura.

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 Aceleramos a aventureira BMW F 700 GS
BMW F 700 GS chega para ocupar o espaço que era da G 650 GS

A BMW é uma empresa que foca muito na engenharia de seus produtos. Por mais que o marketing também tenha seus momentos, esses alemães da bavária não abrem mão de alguns princípios. Só isso explica o fato da marca lançar uma moto com motor de 800 cm³ e chama lá de F 700 GS, dando a entender que se trata de um modelo menor.

Como o que importa é o que acontece quando se enrola o cabo do acelerador, dá para dizer que a moto agrada muito ao ter um excelente torque em baixa, de 7,85 mkgf, que trabalha em seu regime máximo a 5.300 rpm, mas que já mostra a que veio a 3 mil. A potência é de 75 cv a 7 mil rpm.

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No entanto, como tem muito motor para pouca moto (pesa apenas 209 kg), ela começa a vibrar mais intensamente aos 5 mil rpm, já aos 120 km/h. Porém, no uso urbano, com velocidade máxima de 50 km/h, ela é um sedã, um paraíso de conforto.

É justamente nesse âmbito citadino que surge outra de suas grandes vantagens: a altura do assento de 82 cm. Ele é 7,5 cm mais baixo que o da F 800 GS e deixa a moto muito mais amigável no uso cotidiano. Com isso, a moto pode ser usada por pessoas com 1,70 metro ou até um pouco menos com certa facilidade.

Como também é leve, fica fácil manobrar e estacionar a moto, usando o cavalete central de série. Outros equipamentos de série são os protetores de manopla e um pequeno para-brisa escurecido.


Além disso a moto tem ainda aquecedor de manopla, sensor de pressão dos pneus, computador de bordo completo, freio a disco duplo na frente com ABS, lanterna e piscas de LED e controle de tração, que pode ser desligado junto do ABS para aproveitar o off-road.

Muito boa de curvas e com a frente leve, a 700 GS também se mostrou interessante no fora de estrada. Em um percurso de mais de 5 km com areia fofa e muitas pedras, a moto ficou estável e segura durante todo o tempo. E na hora de alguns sustos, a baixa altura ajuda na hora de dar aquela pezada salvadora para manter a GS de pé.

Vendida nas cores cinza e laranja, a F 700 GS inaugurou a fábrica da marca em Manaus e chega às lojas a partir desse sábado (5) por R$ 39.950, com dois anos de garantia.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.