MARCELO FENERICH
As autorizadas Dafra começam a vender no País neste mês o Citycom 300i, “novo”scooter feito a partir de uma parceria entre a taiwanesa Sanyang Industry (SYM) e a montadora brasileira. Com tabela de R$ 12.290, o modelo, que já é vendido na Europa há mais de três anos, tem motor monocilíndrico de 263,7 cm3, com injeção eletrônica de gasolina, que produz 23 cv e 2,39 mkgf de torque.
O Citycom 300i foi projetado para uso urbano. Isso porque seu propulsor não permite que ele atinja altas velocidades. Mesmo com câmbio CVT, falta força também nas retomadas de velocidade. Já o grande assento bipartido proporciona conforto tanto para o piloto quanto para o garupa. Por outro lado, como o modelo é largo, pessoas com menos de 1,70 m terão dificuldade para apoiar os pés no chão ao pará-lo. Se o passageiro for alto também haverá comprometimento do conforto, por causa da posição das pedaleiras, que são retráteis e acionadas por um botão.
O formato do apoio para os pés do piloto deixa a desejar. Não é possível esticar as pernas nem sentando no assento do garupa. Entretanto, o Citycom 300i tem bom nível de acabamento (sem rebarbas nas junções plásticas) e algumas soluções importantes para os motociclistas.
Sob o assento, onde cabem um capacete e algumas sacolinhas de supermercado, há uma chave para cortar a partida e canaletas para escorrer a água da chuva. Para evitar curtos-circuitos, até a bateria é vedada. No porta-luvas há uma prática tomada de 12 volts. Um grande diferencial do Citycom em relação a outros scooters do mercado, mesmo os de maior cilindrada, são as rodas de 16”. Elas ajudam a dar mais estabilidade e melhor dirigibilidade, principalmente ao passar por buracos e irregularidades do piso.
Os pneus contribuem para dar bom desempenho ao modelo, tanto em frenagens de emergência quanto em curvas – mas nas fechadas é preciso cautela. Se o piloto entrar “muito forte” para a esquerda o cavalete central raspará no chão. Se for para a direita, o suporte e a proteção do escape também rasparão. Os pontos fortes desse Dafra são seu excelente poder de frenagem e a suspensão extremamente macia.