MARCELO FENERICH
Com visual bastante inovador, mesmo se tratando de uma Ducati, a recém apresentada Diavel – diabo, em um dialeto falado em Bolonha, na Itália, região onde fica a fábrica da marca – promete confundir a cabeça dos motociclistas. De acordo com o empresa, mesmo equipada com motor em “V” no tradicional quadro de treliça e quase sem carenagem, ela competirá no segmento custom.
A Ducati informa que o modelo chegará às lojas da Europa e EUA no primeiro trimestre do próximo ano. Para o Brasil ainda não há previsão importação. A versão de estreia da linha será a Carbon, com diversos componentes feitos de fibra de carbono. Esta custará US$ 20 mil nos Estados Unidos. Os felizardos norte-americanos pagarão aproximadamente US$ 17 mil pela opção de entrada.
Com 210 quilos e pneu traseiro de 240 mm de largura, a Diavel tem motor Testastretta (derivado dos potentes propulsores de competição da marca) adaptado para uma entrega mais suave de potência. Trata-se de um dois-cilindros em “V” a 90º, de 1.198,4 cm3 que produz 162 cv e 13 mkgf.
Em termos de tecnologia, a Diavel conta com acelerador eletrônico, três modos de pilotagem (esportiva, turismo e urbana) e controle de tração. Esse pacote é praticamente o mesmo que apimenta a big trail Multistrada 1.200.
A fabricante italiana ainda equipou o novo modelo com embreagem deslizante, recurso que alivia os trancos no conjunto de transmissão, além de ABS e os novos pneus Pirelli Diablo Rosso II. Suas rodas são de 17 polegadas (a dianteira tem 3,5 polegadas de largura e a traseira, 8”).
A Ducati também não economizou com os componentes dos sistemas de suspensão e freio. A Diavel vem de série como garfos Marzocchi de 50 mm de diâmetro na frente e amortecedor Sachs posicionado horizontalmente, atrás.
Para segurar esse diabo há dois discos ventilados de 320 mm na dianteira e um de 265 mm atrás. Ambos com pinças da Brembo.