GUILHERME WALTENBERG
Terceira Kawasaki a ser produzida no Brasil, a ER-6N é uma motocicleta de visual robusto e motor potente.
Desenvolvida para ser mais leve que algumas esportivas, a naked tem tabela de R$ 26.660, valor inferior ao de suas principais concorrentes. A Honda CB 600F Hornet sai por R$ 33.260, a Suzuki Bandit 650 tem preço de R$ 29.900 e a Yamaha XJ6 N é tabelada a R$ 28.600.
O desempenho da “japonesa” produzida em Manaus na estrada é um dos destaques. O suave barulho do escapamento e a baixa vibração do motor agradam.
A posição de pilotar é confortável, nem muito inclinada, como nas esportivas, nem muito reta como nas motos do segmento street. Viagens de média distância podem ser feitas como se fossem passeios.
O propulsor da motocicleta tem dois cilindros paralelos e 649 cm³ de cilindrada. Gera 72 cv a 8.500 rpm e 6,7 mkgf de torque a 7.000 giros.
Comparada aos outros três modelos da categoria, a ER-6N tem o motor de menor potência. O da Hornet gera impressionantes 102 cv, a Bandit 85 cv e a XJ6, 78 cv. Apesar disso, a moto da Kawasaki conta com o torque mais alto, que também pode ser atingido em menor rotação, o que privilegia suas respostas nas retomadas de velocidades.
E graças à força do motor bicilíndrico em baixo giro, durante a avaliação em estradas, as ultrapassagens foram feitas sem redução de marcha. Isso torna a dirigibilidade mais agradável.
Os engates das marchas são precisos, apesar de alavanca ser um pouco pesada, o que exige um certo esforço por parte do condutor.
Outro ponto negativo desse modelo surge na hora de reduzir a velocidade com o freio e a marcha ao mesmo tempo. A moto acaba trepidando.
Suspensão
A suspensão dianteira do modelo Kawasaki utiliza garfo, enquanto a traseira tem um monoamortecedor deslocado para a direita (foto acima), que cobre os dois lados da peça.
Um ponto negativo é a atuação na cidade. Apesar de ser um modelo urbano, a ER-6N pula muito no asfalto irregular, exigindo atenção redobrada do condutor.
A altura de apenas 140 mm do solo dá estabilidade ao modelo, que não apresenta muitas oscilações laterais. E como ela usa pneus de 160 mm de largura, fazer curvas é bem seguro.
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