MARCELO FENERICH
A Dafra acaba de lançar no País a Roadwin 250R. Desenvolvida pela sul-coreana Daelim, com algumas melhorias feitas pela montadora brasileira, o modelo tem tabela de R$ 12.490.
Em comparação com a versão oferecida em outros países, a traseira foi modificada com a instalação de novas alças laterais, assento do garupa e lanterna de LEDs. O sistema de injeção eletrônica foi recalibrado e os freios e suspensão, adaptados para o mercado brasileiro.
“Queremos conquistar os clientes de motocicletas de 125 a 150 cm³, além daqueles que gostam de esportivas”, afirma o presidente da Dafra, Creso Franco. De acordo com ele, a expectativa é vender cerca de 300 unidades da nova moto por mês.
Na pista
Dureanta a avaliação feita pelo JC, a Roadwin se mostrou bastante equilibrada. O piloto não vai muito sentado e nem deitado sobre o tanque, como nos modelos superesportivos. Por isso, condutores de qualquer estatura ficam bem confortáveis.
Seu motor monocilíndrico de 247 cm³ quase não vibra. Entretanto, como a potência de 24 cv surge a 9 mil rpm e o torque de 1,9 mkgf a 7 mil giros, falta força em baixas rotações. A velocidade máxima é de 130 km/h.
Até que o óleo do amortecedor traseiro esquente e afine, o sistema de suspensão é eficaz. Depois de algumas horas rodando com essa Dafra, em curvas de alta velocidade ela pula muito.
Os pontos fortes da Roadwin 250R são os freios, com dois discos na roda dianteira e um na traseira, e o câmbio de cinco marchas, preciso e com curso curto.
Concorrentes
No Brasil, a Roadwin chega para brigar com a Kawasaki Ninja 250R (R$ 15.540) e a Kasinski Comet GT 250R (R$ 14.990), ambas com motor bicilíndrico. Ainda no primeiro semestre, a Honda lançará a CBR 250R, com propulsor de um cilindro. Seu preço ainda não foi divulgado.