DIEGO ORTIZ
Entre a aventura e a mobilidade urbana, a Honda NC 700X escolheu a segunda opção e acertou. Tabelada de R$ 27.490 (Standard) a R$ 29.990 (com freios ABS), a motocicleta, que foi lançada no Salão de Milão (Itália), em 2011, é montada em Manaus e tem com o objetivo agradar quem anda prioritariamente na cidade. Se buracos e lombadas são problemas, as soluções até então eram modelos off-road médios, como a Yamaha XT 660 ou, para ficar dentro da linha Honda, a XL 700X Transalp.
A novata permite que o piloto fique encaixado para frente, o que facilita o alcance do guidão e possibilita manter as pernas no chão. À primeira vista, a impressão é de que a NC 700X é baixa, mas a altura do assento é de 83 cm. Ponto para a ergonomia.
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O pequeno para-brisa não salva o piloto do efeito vela (quando a passagem de ar faz com que os braços fiquem esticados e o tronco, ereto) em alta velocidade, mas ajuda.
Mas o que faz a diferença no uso urbano é o quanto ela é boa de curva. Os pneus street nas medidas 20/70 na frente e 160/60 atrás, com rodas de 17 polegadas, estão sempre grudados ao chão e, junto das suspensões curtas, criam um combinado excelente para o asfalto.
Isso também se deve ao baixo centro de gravidade proporcionado pela posição do tanque de gasolina, que não fica na frente do assento, como na maioria das motos, mas abaixo dele. No lugar “convencional” há um porta capacete.
A Honda encara buracos sem problemas. O ajuste e a boa altura da suspensão em relação ao solo dão conta do recado.
O motor, de dois cilindros paralelos inclinados a 62º geram 52,5 cv e 6,4 mkgf. Graças ao eixo contra-rotante, o giro sobe rapidamente e há bom torque máximo a 4.750 rpm. A vibração é bem baixa para um bicilíndrico.
E assim segue a NC 700X, uma moto que parece ter nascido pronta para encarar aventuras na selva de pedra.