Marcelo Fenerich
Com motores quatro-cilindros de 600 cm³ e preços parecidos, Yamaha XJ6F e Honda CB 600F Hornet disputam o mesmo tipo de comprador. Por ser carenada, mais barata (R$ 31.720) e proporcionar uma pilotagem mais suave, a XJ6F venceu a rival naked (nua, sem carenagem), cuja tabela parte de R$ 33.260.
Apesar de terem o mesmo tipo de arquitetura – quatro cilindros em linha, duplo comando no cabeçote e arrefecimento líquido -, os motores de Yamaha e Honda oferecem rendimentos bem diferentes.
O da XJ6F entrega seus 77,5 cv de potência com mais suavidade (às 10.000 rpm) e o torque, de 6,1 mkgf, fica disponível em rotações mais baixas (a partir de 8.000 rpm).
O da Hornet, que a acelera com mais facilidade, gera 102 cv a 12.000 rpm e 6,53 mkgf a 10.000 rpm. Assim, a Yamaha oferece comportamento mais “civilizado”, ideal para trafegar na cidade.
Outro ponto a favor da XJ6F é o consumo. A Hornet anda mais, mas cobra caro por isso. Em uso misto (cidade e estrada) fez 18,2 km/l, ante 20,3 km/l da Yamaha.
Na dianteira, a Hornet traz suspensão invertida. O freio tem discos duplos flutuantes de 296 mm e pinça de três pistões. Como opcional, há ABS, mas a tabela sobe para R$ 36.680. Já a XJ6F conta com o tradicional garfo telescópico e freio de duplo disco de 298 mm de diâmetro.
Atrás, as duas vêm com balança monoamortecida com regulagens na pré-carga da mola, além de freios a disco.
Para ajudar na absorção de impactos, frenagem e estabilidade, tanto a XJ6 quanto a Hornet estão calçadas com pneus radiais. O traseiro da Honda é mais largo, na medida 180/55-ZR17, ante o 160/60-ZR17 da rival. Na frente elas usam o 120/70 ZR17.