TEXTO: BELISA FRANGIONE
FOTO: SERGIO CASTRO/ESTADÃO
A assistência hidráulica da direção serve para reduzir o esforço empregado pelo motorista principalmente em manobras. Embora os defeitos sejam raros, é possível haver vazamento de fluido da bomba hidráulica. Nas oficinas consultadas, o reparo parte de R$ 280.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
“Manchas de óleo sob o carro podem ser a primeira indicação de problemas”, afirma o conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), Francisco Satkunas.
Segundo o especialista, o defeito pode ser causado por mau uso. Uma das causas mais comuns é girar a direção com o veículo parado, o que exige maior esforço do sistema.
O vazamento do fluido ocorre quando a bomba se rompe. “Em caso de queda em buracos também há risco de isso acontecer”, diz a gerente da Central Técnica Automotive (2631-9191), na zona norte, Juliana Gomes. O reparo parte de R$ 280 para modelos “populares”.
FOTO: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO
O fluido deve ser trocado conforme determinado no manual. “O nível tem de ser checado pelo menos uma vez por mês e deve estar na marca que corresponde à metade do tanquinho”, afirma o diretor do Sindirepa, sindicato das oficinas, Antônio Gaspar de Oliveira.
“Sempre que for esterçar, faça as manobras com o carro em ligeiro movimento”, ensina Satkunas. Oliveira lembra que, ao estacionar, deve-se evitar que a direção chegue ao final do curso, situação em que o volante para de girar.