Desde janeiro, meu VW Gol 1.6, que tem apenas 13 meses de uso e 18 mil km, já foi guinchado duas vezes e foi para a autorizada outras seis, contando com os recalls. O carro chegou a ficar 27 dias parado e foi entregue com alto consumo de combustível. Mesmo em garantia, já tive de pagar por reparos. Perdi a confiança no carro. (Cristiane Duarte, Capital)
VW responde: após as correções, o veículo está em condições normais de uso.
A leitora diz que quase sofreu um acidente porque os freios estão falhando. Ela vai processar a marca.
Segundo Josué Rios, advogado especialista em direito do consumidor e consultor do JT, independentemente das correções realizadas, a leitora tem direito a um carro novo, tal como comprou. De acordo com ele, as panes reclamadas, convocações, defeitos frequentes e o último, que pôs em risco a vida da leitora e de outros motoristas, são motivos suficientes para que ela entre na Justiça solicitando o cancelamento do negócio e o reembolso das despesas com consertos.
Citroën C4 Grand Picasso: Direção que trepida
Desde que comprei minha minivan nova, reclamo na autorizada de um defeito na direção, que trepida como uma britadeira. Isso ocorre toda vez que o carro passa dos 80 km/h. Por isso perdi a confiança no veículo, principalmente em estradas, onde é preciso rodar em velocidades mais altas. Até agora nada foi feito e a fabricante alega que essa é uma característica normal do veículo, embora um técnico tenha reconhecido que o carro não está em condições de uso. (Evelin Egedy, capital)
Citroën responde: o veículo está em condições normais e dentro das características do modelo.
A leitora reclama do funcionamento do carro e do atendimento da fabricante.
Josué Riosdiz que a leitora deve imprimir a resposta da fabricante e obter um laudo de uma oficina de credibilidade que ateste a persistência do problema. Ele orienta ainda que ela entre na Justiça para solicitar o cancelamento da compra, além de pedir uma liminar que obrigue a fabricante a fornecer um carro reserva durante a tramitação do processo.
Honda Civic: motor fundido
Em outubro do ano passado, comprei um Honda Civic. Após percorrer apenas 1.500 quilômetros, o motor fundiu. Eu estava guiando o carro quando escutei uma explosão e o óleo começou a vazar. O veículo foi guinchado até a autorizada, onde constataram que o propulsor teria de ser trocado. Depois de muita discussão sobre quem arcaria com as despesas, a seguradora assumiu o ônus. Continuo a pé. João Hercos Filho, Uberaba (MG)
Honda responde: o veículo foi reparado e entregue.
O leitor diz que teve de esperar 120 dias para receber o veículo.
Josué Rios explica que em razão da necessidade de troca do motor o leitor já poderia recusar-se a receber o carro, pois trata-se de componente essencial do produto. Além disso, o especialista defende que o fato de o conserto demorar mais de 30 dias reitera o direito de exigir o reembolso pelas despesas com locomoção.
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