MARCELO FENERICH
Com as férias de fim de ano, planejar bem antes de pegar a estrada sobre duas rodas é fundamental para a segurança de piloto e garupa. É preciso fazer uma revisão criteriosa da motocicleta, verificar equipamentos de segurança e vestuário, além de conferir o roteiro previamente.
Segundo o gerente do Centro Educacional de Trânsito da Honda José Luiz Terwak, é preciso verificar o estado dos filtros, níveis do óleo do motor, combustível e do fluido de freio, além da pressão dos pneus. “Em alguns modelos, para rodar com garupa o pneu traseiro deve receber pressão maior para compensar o peso extra”, diz.
O instrutor de pilotagem Antônio Baccaro Júnior ensina que, no dia da viagem, além das recomendações do especialista da Honda, deve-se inspecionar farol, lanterna, luzes indicadoras de direção e de freio.
Para uma viagem em comboio, Boccaro afirma que o motociclista precisa tomar alguns cuidados. “Se posicionar corretamente e usar a comunicação por sinais diminuem os riscos de acidentes. Também é fundamentar respeitar os outros motociclistas do grupo, a sinalização de trânsito, os limites de velocidade e, principalmente, os demais usuários da rodovia.”
Terwak ressalta: “Evite aproximações. Além disso, tanto o piloto quanto o garupa devem usar capacete, roupas, luvas e calçados apropriados. Carregar um jogo básico de ferramentas, além de câmara de ar sobressalente, lâmpada de farol e da lanterna traseira também ajuda.”
De acordo com o gerente de consultoria do Cepa Safe Drive Dennys Riper, é importante ficar visível. “Utilize roupas claras e pilote com o farol baixo aceso mesmo durante o dia. Muitos acidentes acontecem em decorrência da incapacidade de o motorista detectar a presença do motociclista.”
Outra dica de Riper é com relação à visibilidade. “Mais de 80% das informações utilizadas pelo motociclista são captadas pela visão.”