GUILHERME WALTENBERG
Quem acessou o site brasileiro da Suzuki nos últimos dias se deparou com um anúncio enigmático. Segundo a propaganda, a empresa está se preparando para lançar um novo modelo “pequeno” no mercado nacional. Embora porta-vozes da empresa não confirmem, trata-se da GW 250, que também é conhecida pelo apelido de “baby B-King”, em referência à naked de alta cilindrada BSX 1300 B-King (foto abaixo), da qual herda o visual.
Segundo fontes do mercado, a nova moto será montada no Brasil e chegará às concessionárias da marca no mês que vem. Ainda não há informações sobre preços, mas a tabela deverá ficar entre R$ 12 mil e R$ 13 mil, mesma faixa praticada pela fabricantes das principais rivais no mercado brasileiro.
A GW 250 foi apresentada em outubro do ano passado, durante o Cima Show, o salão de motos da China. A moto estava no estande da parceira local da Suzuki, a Haojue.
O modelo exposto na mostra chinesa tinha motor de um cilindro com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível. Conforme a fabricante, sua potência máxima é de 26 cv a 8.500 rpm e o torque, de 2,4 mkgf a 7 mil rpm. O câmbio é manual de cinco marchas.
Mercado
Com a novidade, a Suzuki pretende conquistar clientes em um segmento que responde por 7% das vendas do mercado. No acumulado de janeiro a abril, foram vendidas mais de 46 mil unidades, segundo dados da Abraciclo, que reúne parte das fabricantes do País.
O objetivo da fabricante, que detém 2,26% de participação, é voltar ao terceiro lugar no ranking de vendas, posição que perdeu para a Dafra (2,6%).
A Honda mantém a liderança do setor, com 79% do bolo, seguida pela Yamaha, com 11,6%. A Kasinski está na quinta posição, com 1,4%. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que engloba as associação de concessionárias.