TEXTO: MILENE RIOS
FOTO: HONDA/DIVULGAÇÃO
A Honda do Brasil inicia hoje a produção da linha 2012 da CB 600F Hornet em sua fábrica de Manaus. A naked (sem carenagem), lançada no País em 2004, foi reestilizada e teve os preços reduzidos. A versão de entrada, Standard, que partia de R$ 33.260, agora tem tabela de R$ 30.800. Para a configuração C-ABS (com freios antitravamento) a redução foi maior: de R$ 36.680 para R$ 33.800.
Entre as mudanças visuais estão o novo farol e o painel de instrumentos. Agora ele é digital, tem computador e passa a ser integrado à carenagem da moto.
A dianteira traz ainda duas aletas que, segundo informações da fabricante, ajudam a pressionar a coluna de direção para baixo em altas velocidades, aumentando o contato dos pneus com o piso. O objetivo é proporcionar maior estabilidade.
A rabeta foi reposicionada para cima, acompanhando a linha do assento. O banco, por sua vez, tem novo desenho para facilitar o encaixe das pernas do motociclista e traz alças embutidas nas laterais para o garupa. Já a lanterna traseira foi incorporada à rabeta e ganhou iluminação por LED’s.
Na mecânica, nada mudou. O motor DOHC, de quatro cilindros e 16 válvulas<HY1>, com arrefecimento a líquido, tem potência de 102 cv a 12.000 rpm e torque de 6,5 mkgf a 10.500 rpm.
Vendas
Com a nova tabela, a marca espera aumentar o mix de vendas da versão C-ABS dos atuais 30% para 33%. “Começamos com 25%”, afirma o engenheiro da Honda Alfredo Guedes. “Isso mostra uma maior conscientização dos nossos clientes sobre segurança. Quem sabe um dia teremos só a versão ABS.”
Atualmente, o Brasil é o maior mercado da Hornet no mundo. Com 470 unidades por mês, o mercado nacional responde pelo dobro do número de emplacamentos da Itália, o segundo no ranking do modelo. Para a linha 2012, a expectativa da Honda é aumentar o volume para 580 unidades mensais