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Fiat Toro tem defeito no controle do motor
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Fiat Toro tem defeito no controle do motor

Fiat Toro diesel tem defeito no sistema que desliga o motor em caso de problema no gerenciamento

07 de abr, 2017 · 2 minutos de leitura.

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 Fiat Toro tem defeito no controle do motor
Motor da Toro diesel pode desligar com o carro em movimento

A Fiat está convocando os proprietários de 9.343 unidades da picape Toro 2.0 Diesel 2016 e 2017 com numeração de chassi 988226175GKA50482 a 988226175HKB03540 por um defeito no sistema eletrônico de controle do motor.

Segundo o comunicado, nos carros envolvidos, foi detectado que o dispositivo que permite o desligamento do motor quando a alavanca de câmbio estiver em uma posição diferente de P (estacionamento) e a velocidade do veículo for superior a 8 km/h não está funcionando.

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Caso o motorista tente usar o componente, o não funcionamento conforme previsto no manual poderá aumentar o risco de colisão com consequentes danos físicos e materiais aos ocupantes e terceiros.

O serviço é gratuito e, segundo a Fiat, o tempo estimado de reparo é de 30 minutos. Para agendar o serviço, a montadora coloca à disposição o telefone 0800 707 1000 e o site da marca.

Atualizado às 17:53


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.