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Lamborghini abre sua maior concessionária em Dubai
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Lamborghini abre sua maior concessionária em Dubai

Com 1.800 m² de área, trata-se do 12º showroom da marca italiana no Oriente Médio

Redação

29 de abr, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Foto: Lamborghini
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A inauguração de mais uma concessionária seria um evento totalmente banal – se a marca em questão não fosse a Lamborghini e o lugar não fosse a superlativa Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Como era de se esperar, a fabricante italiana não economizou na empreitada e ergueu uma verdadeira fortaleza de 1.800 m² de área.

O prédio de três andares tem um showroom onde todos os modelos atualmente comercializados pela Lamborghini são exibidos, além de oficina e até uma boutique onde os clientes e fãs da marca podem adquirir uma série de badulaques, de camisetas a chaveiros, passando por canecas, luvas e miniaturas. Trata-se do 12º ponto de venda da marca na região do Oriente Médio e África.

Essa estreia ocorre em um momento especial para a Lamborghini. Com a chegada cada vez mais próxima do utilitário Urus, lançamento mais importante de seus 54 anos de história, a montadora italiana espera duplicar seu volume de vendas – tanto é que a fábrica de Sant’Agata Bolognese está passando por obras de ampliação.

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O novo modelo será lançado em 2018 e seu preço inicial deve girar em torno de US$ 200 mil (R$ 635 mil). As primeiras unidades pré-série começam a ser construídas já no próximo mês. Será o primeiro modelo da marca a trazer motorização híbrida.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.