Da mesma forma que existem, no mundo dos carros, segmentos como os de utilitários, hatches e sedãs, entre outros, no universo das duas rodas há diversos tipos de motos, que vão desde os urbanos scooters até as esportivas voltadas para as pistas.
Cada um tem uma especificação própria, que ajuda na hora do uso. Itens como desempenho ou uma suspensão mais robusta são usados de acordo com cada tipo de condução prevista pelo fabricante. Veja nesta página uma descrição das características dos tipos mais importantes de motos que estão à venda no mercado mundial.
Naked
Integrante do segmento das naked, a Z300 mostra bem as características desse tipo de moto. Elas não possuem carenagem, e também são conhecidas por terem a rabeta fina e um visual musculoso, para garantir um aspecto mais agressivo. A única parte dessas motos que pode receber carenagem é o farol.
Scooter
Os scooters, como o NMax, têm apoio para os pés, com a posição de pilotagem completamente sentada, e espaço para o capacete debaixo do assento. O câmbio é sempre automático, invariavelmente do tipo CVT. Elas também são estreitas, para permitir a passagem em lugares apertados ou entre os carros no trânsito.
Custom
Moto custom é sinônimo de Harley-Davidson. Elas são grandes, cromadas e voltadas ao conforto, não à performance. Têm assento baixo e largo, com espuma grossa, e pedaleiras avançadas, para o piloto ficar com as pernas mais esticadas. O guidom também é mais largo, o que não é bom para o trânsito intenso.
Esportiva
As esportivas, como a RR, geralmente possuem a tecnologia mais moderna do mundo das motos. Leia-se motores potentes e que giram rápido, quadros feitos com material nobre e suspensões leves de marcas consagradas.
Street
Tipo de moto mais vendido no Brasil, puxado pela CG, o street é o preferido das pessoas que usam a moto como instrumento de trabalho. São leves, econômicas, fáceis de manobrar, estreitas e com boa estabilidade em curvas. Ou seja, praticamente perfeitas para rodar nos centros urbanos.
Trail
As trails ou big trails, como a 800, são ótimas para pegar a estrada. Altas, com suspensão robusta, posição de pilotagem confortável e motores fortes, elas encaram quase todo desafio e permitem aventuras variadas no asfalto e na terra. Têm para-brisa, assento de dois níveis e escapamento elevado, para transpor alagados.
Off-road
Usadas em terreno restrito, as off-road como a EXC são feitas para encarar buracos, lama, cascalho e tudo que possa aparecer pela frente. As suspensões têm cursos mais longos, as rodas são maiores e os pneus, especiais, com os chamados cravos. Geralmente são simples, com poucos acessórios que possam quebrar.