A BMW confirmou a vinda ao Brasil da HP4 Race, modelo que foi apresentado oficialmente durante o Salão de Xangai, na China. A versão de pista da esportiva S 1000 RR terá apenas 750 unidades produzidas para todo o mundo. Seu preço e quantas unidades virão para o Brasil ainda não foram definidos.
O modelo tem chassi, rodas e toda a carenagem de fibra de carbono e pesa apenas 171 kg em ordem de marcha. Para efeito de comparação é mais leve que as motos da BMW que disputam o Mundial de Superbike (WSBK) e só não é mais leve que os protótipos da MotoGP, categoria máxima do motociclismo mundial.
Seu motor quatro cilindros de 998 cm³ foi preparado e agora entrega 215 cv a 13.900 rpm ante os 200 cv da versão de rua. O torque de 12,2 mkgf chega a 10.000 rpm e o giro máximo do propulsor passou de 14.200 rpm para 14.500 rpm. O câmbio tem relação de marchas equivalente às de uma caixa de competição.
A eletrônica foi melhorada com diferentes ajustes de pista e para várias condições de estrada e há controle de tração, de freio motor e anti-wheeling, que evita empinar, mais refinados.
Por fim, as suspensões Öhlins são novas e 100% ajustáveis na dianteira e na traseira e os freios Brembo com pinças monobloco com discos de aço de 320 mm na dianteira são do mesmo tipo do conjunto utilizado no WSBK.