A Ducati apresentou uma série especial da 1299 Panigale R para a despedida de sua superesportiva. O modelo foi apresentado durante o final de semana na etapa de Laguna Seca, nos Estados Unidos, do Mundial de Superbike (WSBK).
Batizada de 1299 Panigale R Final Edition, a série usa uma série de peças – a maioria do motor – da versão super exclusiva Superleggera, que no Brasil teve três unidades destinadas, cada uma a R$ 550 mil.
Entre as partes compartilhadas, estão o virabrequim mais leve, balanceiros de tungstênio e as válvulas de titânio. Isso não levou a potência do propulsor aos mesmos 215 cv da Superleggera, mas garantiu ao modelo 209 cv a 11 mil rpm e 14,4 mkgf.
O chassi é o mesmo da Panigale R, assim como as suspensões e o sistema de escapamento de titânio da Akrapovic com silenciador duplo, o que a coloca em conformidade com as normas de emissão de poluentes Euro4 – que faz dela uma moto não mais aceita nas ruas.
A eletrônica é a mesma da Panigale R normal, com unidade de medição inercial (IMU), freios ABS comutáveis, controles anti-wheeling, de tração e de freio-motor. Além disso há três modos de condução, Race, Sport e Chuva que podem ser personalizado em vários níveis.
Visualmente, a 1299 Panigale R Final Edition será oferecida unicamente com a pintura tricolor, com as cores da Itália. Apesar de ser uma edição limitada que virá com uma plaqueta com o número do exemplar, a Ducati não divulgou a quantidade, o que significa que se houver demanda poderão ser feitas mais que as 500 unidades que a marca costuma produzir de suas séries especiais.