A BMW atualizou os modelos S 1000 R e S 1000 XR para a linha 2017. Tanto a naked R, quanto a crossover XR, estão 5 cv mais potentes e passaram de 160 cv para 165 cv. A S 1000 R custa R$ 62.900 (era R$ 58.900) e a XR foi mantida em R$ 72.900. Ambas são montadas em Manaus (AM).
Na S 1000 R, outras novidades são as mudanças no visual da carenagem, que ficaram mais compactas. O painel de instrumentos tem uma nova posição de fixação, o que mudou a inclinação e, segundo a BMW, facilita a visualização pelo piloto.
Agora ela traz sistema de “quick-shift up and down”, que permite subir e reduzir marchas sem acionar o manete de embreagem, como na recém-atualizada esportiva S 1000 RR e na XR. Além dos três modos de condução que já estavam disponíveis, Rain, Road e Pro, agora há também de série Dynamic e Dynamic Pro.
O sub-chassi traseiro também é novo e o escapamento de titânio foi modificado para que a motocicleta possa atender as leis de emissões Euro4 e a segunda fase do Promot4 no Brasil.
De série há freios ABS de corrida com vários níveis de atuação e controle de tração, ambos comutáveis. Além da cor vermelha, que já estava disponível, agora há também cinza e tricolor.
S 1000 XR. Na crossover, além do motor, a mudança se resume a uma nova cor azul, que se juntou às opções vermelha e cinza disponíveis já na linha 2016. Como itens de série ela traz o controle de tração, suspensão com ajuste eletrônico na traseira, três modos de pilotagem (rain, road e pro), preparação para GPS, controle de velocidade de cruzeiro, manoplas aquecidas e suportes para top case e malas laterais.