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Volkswagen T-Roc ganha mais um teaser
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Volkswagen T-Roc ganha mais um teaser

Volkswagen T-Roc é SUV baseado sobre a plataforma MQB do Golf; modelo será revelado dia 23 de agosto

Redação

12 de ago, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Volkswagen T-ROC
Crédito:CRÉDITO: VOLKSWAGEN

A Volkswagen nutre grandes esperanças com o lançamento do T-Roc, seu novo SUV baseado sobre a plataforma MQB, a mesma de Golf e Polo. A companhia divulgou um novo teaser do modelo, na forma de um desenho, já que o carro será oficialmente revelado no dia 23 de agosto.

O modelo surge do conceito com mesmo nome apresentado a imprensa durante o Salão de Genebra, na Suíça, em 2014. O estudo tinha medidas de 4,17 metros de comprimento e 2,59 m de entre-eixos, medidas que na versão de produção devem continuar bem próximas.

Entre as opções de motores que devem ser oferecidas, ao menos na Europa, estão o 1.5 turbo que agora equipa o Golf por lá em versões de 130 cv e 150 cv no lugar do antigo 1.4 turbo que ainda é usado aqui e o 1.0 turbo de três cilindros, esse usado no Golf, Polo e Up! TSI.

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Ele era cotado para ser o modelo produzido pela Volkswagen na fábrica da Argentina, ficando acima do SUV compacto que surgirá do conceito T-Cross Breeze. Contudo, o fato de ter porta-malas reduzido pelo estilo de cupê faz com que ele esteja praticamente descartado. O segundo SUV da marca para o Brasil, abaixo do Tiguan, deve ser chamado de Tharu e ser baseado no Skoda Karoq – que também usa a plataforma MQB.


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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”