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Kawasaki Ninja 650 entrega esportividade sob medida
Avaliação

Kawasaki Ninja 650 entrega esportividade sob medida

Linha 2018 da sport touring parte de R$ 33.990 e traz mais conforto para o piloto, mantendo visual agressivo

José Antonio Leme

30 de ago, 2017 · 4 minutos de leitura.

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Crédito: Kawasaki
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A Kawasaki Ninja 650 2018 ganhou uma série de mudanças, mas manteve características como conforto e a praticidade. Montada em Manaus, a motocicleta custa R$ 33.990 na cor preta e R$ 34.990 na verde.

No visual, o modelo da categoria sport touring (que mescla características de esportiva com posição de dirigir mais confortável) tem mudanças na carenagem e no formato dos faróis. Além disso, a bolha, ajustável em três níveis de altura, é nova.

Outra novidade é o painel de instrumentos, que ficou maior e agora apresenta visualização melhor. O quadro também ganhou marcador de temperatura e indicador de troca de marchas (shift-light).

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Com novos chassi de treliça de aço e balança de alumínio, o modelo ficou 15 quilos mais leve que seu antecessor.

Na ergonomia, a mudança está na troca do guidom inteiriço por um semi-guidom e nas pedaleiras mais avançadas.

As mudanças deixaram a moto mais ágil para trocas de direção e a posição de guiar ficou mais confortável para pilotos com mais de 1,80 metro de altura. O pênalti é o banco do garupa, que foi reduzido em relação ao da geração anterior.


A suspensão traseira é boa na absorção de impactos e também foi modificada. O amortecedor único saiu da lateral da moto e foi centralizado.

O motor dois-cilindros de 649 cm3³ teve a potência reduzida de 72 cv para 68 cv, mas o torque passou de 6,5 para 6,7 mkgf e é entregue em rotação mais baixa. Isso melhorou as respostas da moto em uso urbano e compensou a perda de potência na hora de acelerar.

A transmissão de seis marchas tem engates curtos e é bem escalonada. Com a adição de embreagem assistida, o acionamento ficou mais leve.


Os freios a disco, duplo na frente e simples atrás, receberam pinças monobloco e mantiveram o bom poder de frenagem. O acionamento é gradual e equilibrado mesmo quando é aplicada muita força.

PRÓS E CONTRAS

Prós: ERGONOMIA. As mudanças na posição de pilotagem deixaram a moto mais confortável para pilotos mais altos também.


Contras: GARUPA. O espaço para o passageiro ficou menor que no modelo anterior, gerando desconforto em trechos longos.

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido R$ 33.990
Motor 649 cm³, 2 cilindros, 8V, gasolina
Potência (cv) 68 a 8.000 rpm
Torque (mkgf) 6,7 a 6.500 rpm
Câmbio 6 marchas


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.