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Chevrolet Spin tem recall por risco de incêndio
Recall

Chevrolet Spin tem recall por risco de incêndio

164.840 unidades da Chevrolet Spin podem ter infiltração na caixa de fusíveis e levar a incêndio

Redação

31 de ago, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Chevrolet Spin
Crédito:Chevrolet/Divulgação

A Chevrolet está convocando os proprietários de 164.840 unidades da minivan Spin 2013 a 2018, produzidas entre 14 de outubro de 2011 e 22 de agosto de 2017, por causa de um defeito de vedação na grade de entrada de ar abaixo do para-brisa.

De acordo com o comunicado da companhia, há a possibilidade de entrada de água no compartimento do motor. Em volumes extremos, pode atingir o interior da caixa de fusíveis e relés, podendo gerar um curto-circuito, com acionamento involuntário e repetitivo do motor de partida, levando a um risco de incêndio. Em carros com câmbio manual há ainda o risco de movimentação involuntária, mesmo quando engatado.

Para resolver o problema a Chevrolet irá iniciar a instalação de uma vedação adicional na grade de entrada de ar abaixo do para-brisa, com atendimento a partir do dia 11 de setembro. O serviço é gratuito e leva cerca de 25 minutos para ser concluído.

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Para mais informações, a Chevrolet coloca a disposição dos clientes o telefone 0800 702 4200 e o site da companhia.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.